sábado, 3 de agosto de 2013

Liderança com coaching

Eduardo Z. Zempulski
Muito tem sido falado de coaching e liderança, dos seus benefícios e até mesmo de resultados que podem ser alcançados utilizando essa poderosa metodologia no dia a dia do líder.
O que se vê no dia a dia corporativo são diversas opiniões a respeito do assunto, tenho visto muito se falar, mas poucos realmente sabem o que é.
E assim, muitas empresas e líderes buscam no coaching, técnicas “mágicas” ou até “automáticas” que podem transformar qualquer um em superlíder, que é capaz de transformar suas equipes num estalar de dedos.
O coaching é um processo de aceleração de metas e resultados que leva o cliente (coachee), ou grupo de pessoas, de um estado atual para um estado desejado previamente estabelecido em um curto espaço de tempo.
O líder que utiliza o coaching como ferramenta de aceleração de metas e resultados, promove em si mesmo e em sua equipe um aumento significativo de performance através da construção de sinergia e congruência, estabelecendo uma evolução constante e sólida no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Cada integrante da equipe começa a notar que é importante estabelecer metas e objetivos em todos os âmbitos da vida, e ao conquistá-los cria a sensação interna de capacidade em realizar, elevando a autoestima e consequentemente o desejo de atingir novos resultados.
O processo de liderar se assemelha com o coaching em muitos aspectos, e um dos principais é a comunicação, e é através dela que se constrói passo a passo a sinergia no dia a dia da empresa, e aí está um dos maiores desafios do líder que utiliza o coaching como ferramenta: sustentar o desenvolvimento em longo prazo, criando sempre novos estados desejados e estruturando feedbacks com a equipe, para gerar assim um processo de autoconhecimento contínuo e manter constante o alinhamento e desenvolvimento de novas capacidades e habilidades necessárias para os próximos passos a serem atingidos.
Muito pode ser feito para gerar resultados extraordinários na liderança, e o coaching hoje é, sem dúvida, o processo que mais tem demonstrado na prática esses resultados. No entanto, é importante lembrar que o coaching foca no ser humano, pois é ele quem gera os resultados. 
Postado por: MAURICIO HASBENI DE MELO
Advogado Especialista em Direito Empresarial pela FGV.
Life Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)
Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Consultor para pequenas e médias empresas.
Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Humano ENGENHARIA DO SUCESSO