sábado, 3 de janeiro de 2015

15 frases que você nunca vai ouvir de pessoas bem-sucedidas. Uma delas é: 'Eu fiz tudo sozinho'

Estar sempre disponível e não se negar a acordar cedo ou dormir tarde são aspectos fundamentais.

Se você deseja se tornar um empreendedor com uma carreira de sucesso, um bom começo é cultivar o hábito de pensar e dizer coisas como se já fosse uma pessoa bem-sucedida, assim como evitar ideias que podem trazer significados negativos. Aqui vão algumas frases publicadas pelo portal Entrepreneur que você nunca vai ouvir destes empresários:

1. “Não podemos fazer isso”
Um aspecto que leva pessoas e companhias ao sucesso é a habilidade de encontrar solução para problemas cotidianos e demandas prioritárias. Como é uma necessidade que aparece repetidamente, as pessoas de mais sucesso aprendem como resolver conflitos o mais rápido que podem.

2. “Eu não sei como”
Em vez de buscar soluções instantâneas, pessoas de sucesso aprendem o máximo que podem em todos os projetos de sua carreira. Por exemplo, você nunca verá um consultor de negócios que viaja diversas vezes do ano à Itália se recusando a aprender a falar italiano.

3. “Eu não sei o que é isso”
Evocar ignorância não faz o problema desaparecer. Pelo contrário, só faz com que a pessoa que questionou busque uma outra alternativa para a solução de seu conflito. Embora seja sempre melhor ser honesto com quem você se relaciona, terminar esta frase com “mas eu vou descobrir” é com certeza uma forma mais certeira de alcançar o sucesso.

4. “Eu fiz tudo sozinho”
Os melhores empreendedores sabem se cercar de pessoas inteligentes, espertas e dedicadas como eles. O que faz a parceria funcionar é sempre dar o crédito quando ideias surgem em grupo. Reconheça sempre aqueles que o ajudaram ou tiveram impacto e você continuará recebendo sucesso e reconhecimento pessoal.

5. “É muito cedo”
Você nunca ouviria Benjamim Franklin ou de alguém como Steve Jobs dizer que “é muito cedo para estar lá”. Se é um encontro de negócios, o lançamento de um projeto ou uma entrevista para uma nova oportunidade bem no início do dia, as pessoas bem-sucedidas fazem o que podem para estar lá. Parte de ter sucesso é estar no lugar e na hora certas, não importa se você é um pássaro da manhã ou uma coruja noturna.

6.”É muito tarde”
Pela mesma lógica, se você é convidado por um eventual parceiro de negócios para um jantar às 21h ou mais, compareça. Você pode estar exausto no dia seguinte, mas as conexões que fará podem surtir efeitos muito positivos para sua carreira ou para novos projetos.

7. “É muito ruim não trabalharmos juntos”
Ter sintonia com outras pessoas no ambiente de trabalho é uma ocorrência rara, mas se você realmente se conectar com alguém e quiser trabalhar com ele, encontre uma maneira de fazê-lo funcionar.

8. “Vamos nos encontrar um dia”
Muitas vezes, essa frase é dita sem a menor intenção de se concretizar. Pessoas de sucesso, quanto realmente querem se encontrar com alguém, vão fazer acontecer. Empresários bem-sucedidos trabalham duro para construir conexões genuínas com seu network.

9. “Me desculpe, estou muito ocupado”
Se uma oportunidade passa pelo caminho, pessoas bem-sucedidas fazem o que podem para que elas aconteçam. Claro, isso pode implicar em muitas horas de trabalho. Mas se você leva a prosperidade a sério, é assim que deve ser.

10. “A ideia foi toda minha”
Novamente, como mencionado no item 4, pessoas que são referência no que fazem espalham elogios a parceiros de trabalho em um projeto de sucesso. Nenhuma ideia é verdadeiramente única, mas sim uma reunião de experiências resultantes de interações e construções de um time. Dividir o mérito é parte crucial da construção de cultura de sucesso de uma companhia.

11. “Eu nunca leio livros”
Estudos comprovam que pessoas ricas leem (e ouvem) livros em um índice mais alto que as pessoas pobres: 63% dos pais ricos orientam seus filhos a lerem dois ou três livros de não-ficção por mês, enmquanto 3% de pessoas pobres o fazem. Ler não-ficção pode ajudar a reduzir o stress, melhorar a criatividade e potencializar a memória.

12. “Eu não sou bom o suficiente”
Parte de ser bem sucedido é ter autoestima. Ser você mesmo é uma promessa de sucesso nos negócios e na vida pessoal. Siga seus verdadeiros interesses.

13. “Está tudo bem”
Pessoas de sucesso sabem quando seguir seu caminho e parar de pedir desculpas para outras. Se há um gargalo ou alguém o alertando repetidas vezes sobre completar um projeto no tempo certo, construir negócios ou seguir adiante em seus objetivos, é hora de definir prioridades e decidir seu limite de envolvimento.

14. “Se a nossa concorrência não tem isso, não precisamos ter”
Copiar a concorrência é uma das muitas possibilidades de morte de muitas companhias. A verdadeira inovação vem do lado oposto: perceber o que a concorrência não está fazendo e preencher este nicho com sua produção. 

15. "Tempo livre é para idiotas"
O verdadeiro sucesso é composto também por fins de semana com amigos e família, horas de ócio em dias de semana e férias programadas. Tirar folgas para descansar podem deixar você mais produtivo no trabalho.

Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,15-frases-que-voce-nunca-vai-ouvir-de-pessoas-bem-sucedidas-uma-delas-e-eu-fiz-tudo-sozinho,5203,0.htm