terça-feira, 14 de julho de 2015

VOCÊ TEM A SÍNDROME DO EMPREGADO?

Por MAURICIO HASBENI DE MELO

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de uma região e consequentemente de um país. Identificar as oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo, é esse é o papel daquele que pretende empreender. 
E para empreender, o candidato a empreendedor, além de vontade e disciplina, precisa ter preparação. O ideal seria que essa preparação fosse feita ao longo da vida escolar, junto com o ensino fundamental e médio. Hoje nossas escolas formam "executores de tarefas", pessoas com Síndrome do empregado e não empreendedores. Quero deixar claro que o empreendedorismo é uma filosofia de vida, mesmo trabalhando em uma empresa podemos ser empreendedores corporativos se essa for nossa opção. A Educação Empreendedora é necessária para que não criemos "burros motivados", que querem fazer, mas não sabem como fazer e acabam produzindo produtos e serviços de qualidade duvidosa, sem falar que uma empresa dessa terá pouco tempo de vida. Como sempre o Brasil queima fases em busca de seu desenvolvimento. Essa Educação Empreendedora já era para ter sido implantada há duas ou três gerações como fez muitos países que hoje ultrapassam o Brasil em questões de qualidade, inovação e produtividade e até mesmo em empreendimentos. Como não podemos voltar no tempo, pois tempo perdido não se recupera, o que podemos fazer hoje é incentivar ao máximo o empreendedorismo e a preparação dos empreendedores que já estão aí e dos novos empreendedores que virão. E como fazer isso? As ferramentas já estão por aí. O que precisamos é de mais vontade política para os incentivos de cursos, palestras, treinamentos, adoção de fato de uma Educação e uma Cultura Empreendedora nas escolas de ensino fundamental e médio.
Por fim, se você não tem a Síndrome do Empregado e pretende ser um empreendedor, mesmo dentro da empresa onde você trabalha, busque sempre o conhecimento, parcerias, consultorias especializadas, aperfeiçoamento constante. Você ainda pode contar com grupos de empreendedores que podem trocar experiências já vividas. E acima de tudo, sempre compartilhe, pois a nova economia é compartilhada e colaborativa. Ninguém é um fim em si mesmo.

MAURICIO HASBENI DE MELO
Advogado/Consultor Empresarial/Coach/Mentor
Graduado pela Faculdade de Tecnologia (FATEC/UNESP). 
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização em Políticas Públicas pela UNIBEM. 
Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Consultor Estratégico de Marketing.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

13 princípios de Pense e enriqueça, obra de Napoleon Hill

Por Raúl Candeloro
Existem alguns livros que todo mundo deveria ser obrigado a ler. Para quem trabalha na área de Vendas ou é empreendedor e tem seu próprio negócio, o clássico de Napoleon Hill é um deles.
O livro nasceu quando Hill – na época, um jornalista – recebeu de Andrew Carnegie a incumbência de estudar os hábitos e as filosofias de sucesso de algumas das pessoas mais bem-sucedidas na época.
Hill começou, então, com o apoio de Carnegie, a entrevistar essas pessoas de sucesso e, baseado nas suas observações e aprendizado, escreveu o que acabou se tornando um clássico da literatura de autodesenvolvimento.
Pense e enriqueça nos apresenta 13 princípios. Aqui está um breve resumo de cada um deles, sua importância e como colocá-los em prática.

1. Desejo ardente: Tudo começa com você estabelecendo um objetivo que quer muito atingir. Por isso Napoleon Hill chamou de desejo ardente. Não é uma coisa do tipo “eu acho que quero, mas não tenho bem certeza”. Nem "seria legal se eu tivesse". É algo que você quer muito. Napoleon Hill compara isso com um fogo: fogo baixo, energia baixa. Fogo alto, energia alta. Você precisa de algo que, só de pensar, lhe dê muita energia. Por isso, o primeiro passo é sempre definir claramente o que se quer. Como disse Harv Eker, autor de Segredos da mente milionária: “A maior parte das pessoas não consegue o que quer porque simplesmente não sabe o que quer.”

2. Fé absoluta: Você precisa acreditar que consegue, mesmo que seja incrivelmente difícil. Precisa acreditar nas suas próprias habilidades, na sua capacidade de desenvolver habilidades que ainda não tem, na sua criatividade para contornar obstáculos. A maneira mais fácil de fazer isso, para Hill, é visualizando continuamente seu sucesso no futuro, vendo-se vitorioso, como se já tivesse alcançado seu objetivo. A revisão constante desse estado futuro vitorioso é fundamental para estabelecer, inclusive, conversas positivas com você mesmo em momentos de dificuldade e superação. A fé é primordial para o sucesso, tanto em você mesmo quanto no processo e, principalmente, em algo maior.

3. Autossugestão: Por meio da repetição, o poder do subconsciente pode trabalhar a seu favor. Você basicamente repete para si mesmo seu objetivo, repete o exercício de visualizar seu futuro de sucesso, até que seu subconsciente aceita aquilo como normal e começa a trabalhar de forma a fazer com que isso se torne realmente realidade. É aqui que aparece a parte da criatividade, da intuição, dosinsights, da inspiração.

4. Conhecimento especializado: Conhecimento só é poder se a informação estiver organizada de maneira a lhe ajudar a ser colocada em prática com o objetivo de atingir um determinado objetivo. Para avançar em relação aos seus objetivos, você precisa acumular o máximo possível de conhecimento especializado na sua área, seja por leitura, cursos ou conversando e trocando ideias com pessoas especialistas no assunto.

5. Imaginação: Diz um ditado que tudo que a mente humana pode pensar e acreditar ela pode realizar. As únicas duas grandes limitações que o ser humano tem, para Napoleon Hill, são a falta de imaginação e a falta de vontade. Faça com que seja normal para você ter grandes planos e grandes objetivos, além de maneiras de fazer o que precisa ser feito de maneira mais inteligente, produtiva e eficiente.

6. Planejamento: Coloque no papel as atividades que você precisa realizar para atingir seus resultados. Faça uma lista todos os dias do que pode fazer, por mínimo que seja, para avançar em direção ao que deseja. Comece a dar os passos necessários para realizar seu planejamento, mesmo que ainda não se sinta preparado.

7. Ação: Estudos com pessoas que conquistaram grandes fortunas mostram que elas são, antes de mais nada, grandes tomadoras de decisão. Essas pessoas acumulam informações e, quando chega a hora de decidir, decidem de maneira rápida e segura. Ao mesmo tempo, essas pessoas são lentas em mudar de decisão ou de opinião. Compare isso com pessoas de baixo sucesso, que mudam de opinião a toda hora, dependendo do que ouvem, leem, sentem e você entenderá por que tomar decisões de maneira rápida e firme, mesmo em momentos de incerteza, faz parte do caminho do sucesso. Trabalhe, dedique-se, coloque seu plano em ação. Faça a roda girar com cada vez mais força. Na dúvida, decida rapidamente e aja.

8. Persistência: Estamos, aqui, falando de força de vontade. Eu gosto de um termo em inglês que se chama grit. Grit não tem tradução para o português, mas é basicamente força de vontade, definida como paixão e persistência por objetivos de longo prazo. Em muitos momentos da sua caminhada em direção ao sucesso, você encontrará obstáculos e dificuldades. Várias vezes vai querer desistir, vai questionar se vale a pena, vai duvidar das suas próprias forças e habilidades. É nessa hora que a persistência mostra a diferença entre os campeões e os demais. Perdedores enfraquecem, desanimam, desistem. Campeões persistem, superam, conquistam.

9. Apoio – seu mastermind: Um mastermind é um grupo de pessoas com interesses comuns que se reúne com frequência para se apoiar mutuamente através da troca de conhecimento, melhores práticas e experiências. Crie um grupo de pessoas com a mesma atitude que você, que você sente que podem ajudá-lo (e vice-versa) em relação ao sucesso e marquem encontros regulares para essa troca de conhecimentos, práticas, experiências. Essa rede de relacionamento e apoio mútuo é fundamental para reacender a chama com frequência e compartilhar dificuldades, aprendizagem e sucessos.

10. Canalize sua energia: Napoleon Hill fala sobre sublimar nossoss instintos sexuais e transformá-los em energia criativa. Para Hill, sexo é uma "força vital" que pode ser mais bem utilizada quando canalizada e direcionada para atingir suas metas, e não apenas para a busca de sensações físicas prazerosas de curto prazo. Assunto muito interessante para pensar e primordial de entender na sua caminhada em direção ao sucesso. Pense nisso: em canalizar sua força vital, seus instintos mais primitivos, de forma a ajudar a conquistar seus objetivos (e não o contrário).

11. Reprogramação: Você pode – e deve – reprogramar suas crenças se quiser ter sucesso de maneira consistente. Tudo que você conquistou até agora é decorrente do seu sistema atual de crenças. Se está satisfeito, então continue acreditando nesse sistema. Se não está satisfeito, então você precisa fazer uma revisão séria do seu sistema de crenças, pois muitas delas podem ser autolimitantes, ensinadas quando você ainda era criança por membros da família, escola, grupos sociais. Muitos desses ensinamentos (como a questão do trabalho e do dinheiro, por exemplo) limitam nosso crescimento e precisamos fazer uma reprogramação mental caso queiramos nos livrar dessas amarras psicológicas para poder crescer e evoluir.

12. Seu cérebro: Seu cérebro é uma máquina poderosíssima de assimilar informações e chegar rapidamente a conclusões, mesmo que de maneira inconsciente. O cérebro trabalha 24 horas por dia. Mesmo quando você dorme, ele sonha, reorganiza informações, cuida do seu corpo, cumpre suas tarefas. O segredo do sucesso, para Napoleon Hill, decorre de alimentar o cérebro com muita informação de qualidade e, depois, confiar no seu processo de decisão (que podemos chamar de "intuição"). Pessoas de sucesso confiam muito na sua intuição do seu cérebro, pois a treinaram e confiam nela, e você pode fazer o mesmo.

13. Sexto sentido: Este aqui é um dos capítulos mais profundos do livro Pense e enriqueça. Nele, Napoleon Hill defende que você esteja conectado a algo maior, mais profundo, mais forte, mais duradouro: Deus, o Universo, um Ser Superior ou como você queira chamar. Essa conexão aparece através da oração, da meditação, da prática constante da gratidão, mas você precisa estar aberto a receber e trocar essa energia e a dedicar-se a essa sua missão maior de ajudar as pessoas através dos seus objetivos, do seu trabalho e da sua paixão/energia.

Esses são os 13 princípios de sucesso de Napoleon Hill, extraídos do livro Pense e enriqueça. Qual deles você acha que é o mais importante?
Abraços de alta performance.