segunda-feira, 27 de junho de 2011

SP: vai à feira de franquias? Saiba o que avaliar antes de fechar o negócio

Portal MSN - Karla Mamona - 08/06

Começa nesta quarta-feira (8) a 20ª edição ABF Franchising Expo em São Paulo. A previsão é que o evento receba 45 mil visitantes até o próximo sábado (11). De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), organizadora da feira, são esperados R$ 300 milhões em negócios.
Para o diretor-executivo da entidade, Ricardo Camargo, "a feira é um dos motores da expansão do setor, pois é o momento em que se consolidam as marcas e aumenta a adesão de novos investidores".

Neste ano, o evento ocupará 27 mil metros quadrados do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, na capital paulista e, com isso, chega perto de alcançar o topo do ranking das maiores feiras de franquia do mundo. "Até 2012, devemos superar a Franchise Expo Paris, que ocupa o primeiro lugar", prevê o presidente da ABF, Ricardo Bomeny.

Como escolher a franquia

Nesta edição, quem for até a feira poderá visitar 400 estandes de diferentes marcas. Entre tantas opções, quem deseja ter seu próprio negócio deve estar atento. Segundo a diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franquias, Claudia Bittencourt, o primeiro passo que os futuros empreendedores devem dar é procurar por franquias com as quais mais se identificam.

"A pessoa tem de ter afinidade com o setor e com o trabalho. Por exemplo, não basta apenas gostar do varejo, mas gostar ao ponto de ter trabalhar durante horas dentro de uma loja. É importante saber exatamente o que quer", explica.

Além disso, ela acrescenta que o futuro franqueado tem de estar disposto a trabalhar em locais em que ele não pensava, já que a área de atuação da franquia é estabelecida pela empresa franqueadora.

Antes de ir até a feira, Claudia aconselha também que os empreendedores acessem o site da ABF e outros portais específicos na internet dedicados ao franchising. Em um segundo momento, o interessado pode fazer um estudo nos sites das próprias empresas. Outra dica é conversar diretamente com empresários que já atuam na marca em que está interessado.

Entrevista com a franqueadora

Antes de assinar o contrato, os franqueados passam por uma entrevista com a franqueadora. "Nesta hora, a pessoa não deve fazer somente o papel de entrevistado, mas deve entrevistar também", diz a especialista.

Na entrevista, o empreendedor deve perguntar sobre valor do investimento, projeção de faturamento, retorno do investimento, tipo de apoio a franqueadora oferece, pagamento da comissão sobre as vendas, taxa de marketing, de royalties, lucratividade, entre outras questões. Já a empresa avaliará tanto o perfil do candidato como o seu capital.

"Estudar ao máximo evita que a pessoa entre no mercado com uma expectativa errada e fique desmotivada nos primeiros meses. O retorno está previsto de acordo com o investimento, para quem investe pouco, o retorno também é pouco" declara Claudia.

Por fim, a especialista afirma que a pessoa interessada em atuar no ramo de franchising não pode acreditar que, só porque é uma franquia, o retorno é garantido. "Tem de trabalhar, a diferença é que terá um suporte da franqueadora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário