terça-feira, 14 de julho de 2015

VOCÊ TEM A SÍNDROME DO EMPREGADO?

Por MAURICIO HASBENI DE MELO

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de uma região e consequentemente de um país. Identificar as oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo, é esse é o papel daquele que pretende empreender. 
E para empreender, o candidato a empreendedor, além de vontade e disciplina, precisa ter preparação. O ideal seria que essa preparação fosse feita ao longo da vida escolar, junto com o ensino fundamental e médio. Hoje nossas escolas formam "executores de tarefas", pessoas com Síndrome do empregado e não empreendedores. Quero deixar claro que o empreendedorismo é uma filosofia de vida, mesmo trabalhando em uma empresa podemos ser empreendedores corporativos se essa for nossa opção. A Educação Empreendedora é necessária para que não criemos "burros motivados", que querem fazer, mas não sabem como fazer e acabam produzindo produtos e serviços de qualidade duvidosa, sem falar que uma empresa dessa terá pouco tempo de vida. Como sempre o Brasil queima fases em busca de seu desenvolvimento. Essa Educação Empreendedora já era para ter sido implantada há duas ou três gerações como fez muitos países que hoje ultrapassam o Brasil em questões de qualidade, inovação e produtividade e até mesmo em empreendimentos. Como não podemos voltar no tempo, pois tempo perdido não se recupera, o que podemos fazer hoje é incentivar ao máximo o empreendedorismo e a preparação dos empreendedores que já estão aí e dos novos empreendedores que virão. E como fazer isso? As ferramentas já estão por aí. O que precisamos é de mais vontade política para os incentivos de cursos, palestras, treinamentos, adoção de fato de uma Educação e uma Cultura Empreendedora nas escolas de ensino fundamental e médio.
Por fim, se você não tem a Síndrome do Empregado e pretende ser um empreendedor, mesmo dentro da empresa onde você trabalha, busque sempre o conhecimento, parcerias, consultorias especializadas, aperfeiçoamento constante. Você ainda pode contar com grupos de empreendedores que podem trocar experiências já vividas. E acima de tudo, sempre compartilhe, pois a nova economia é compartilhada e colaborativa. Ninguém é um fim em si mesmo.

MAURICIO HASBENI DE MELO
Advogado/Consultor Empresarial/Coach/Mentor
Graduado pela Faculdade de Tecnologia (FATEC/UNESP). 
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização em Políticas Públicas pela UNIBEM. 
Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Consultor Estratégico de Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário