domingo, 30 de novembro de 2014

O QUE FAZER PARA SE TORNAR UM MILIONÁRIO?

CURSO DE ENGENHARIA DO SUCESSO (Baseado na construção do conhecimento estruturado e no processo de Coaching)


Você já se planejou este ano? 
Você quer continuar trabalhando para alguém ou empreender?
Quais suas metas para o próximo mês, ano, década?
Você já pensou em quanto quer ganhar por mês, por ano, ao longo da vida?
Você busca SUA  independência financeira?

O Brasil é a bola da vez, são 19 novos milionários por dia em nosso País! (Fonte: Revista Exame - http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-produz-19-milionarios-por-dia-diz-forbes)
Todos nós temos o direito de ser prósperos e ricos na vida.
Você pode ter aquele carrão do ano, você pode ter aquela casa dos sonhos, fazer aquela viagem de cinema, ter aquele barco de 45 pés, viajar de jatinho.
Que tal comer nos melhores restaurantes?
Que tal acordar na hora que seus olhos abrem sem ser incomodado pelo despertador e pelo compromisso de chegar às 7:00 da manhã no seu trabalho, enfrentando um trânsito estressante e louco e ainda ter
 que dar satisfação ao seu chefe por ter chegado atrasado!
Nós podemos mudar de vida, estamos na era da informação, na  melhor época de todos os tempos para se viver desde a criação do mundo, pois o bem mais precioso a "informação" está disseminada facilmente pelo mundo,
e os segredos para se tornar um MILIONÁRIO finalmente foram revelados e ESTÃO DISPONÍVEIS para quem quer mudar para uma vida de felicidade, riqueza e alto estilo, e o mais importante, com muita saúde!
Estes SEGREDOS, que não são bem um "segredo", mas um processo, vão ser revelados neste CURSO DE ENGENHARIA DO SUCESSO e você vai se surpreender e ficar de boca aberta com o que vai DESCOBRIR.
Muitas pessoas estão enriquecendo com esses SEGREDOS e você? No mundo tem riqueza abundante para todos...Mas você tem que aprender a buscar a sua... nada vem de graça... Você precisa do CONHECIMENTO PARA CHEGAR NA RIQUEZA!
Venha DESCOBRIR esses segredos, ou seu colega pode estar lendo agora este artigo e sair na sua frente!!
Sei que você não quer passar por dificuldades financeiras a vida inteira, então faça um favor para você mesmo, matricule-se já!!
Envie um e-mail para Mauricio Hasbeni com seus dados (Nome completo, RG, CPF, endereço com CEP). E-mail: hasbeni@gmail.com

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:

MAURICIO HASBENI DE MELO
Graduado pela Faculdade de Tecnologia (FATEC). Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Piracicaba (UNIMEP).
Advogado militante na área empresarial, com experiência em soluções e estratégias para expansão de empresas - Com MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. 
Professor.
Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Mentor, Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Consultor para pequenas e médias empresas.
Criador do Curso de Engenharia do Sucesso.

No mundo existem 3 tipos de pessoas:
As que fazem as coisas acontecerem;
As que seguem as pessoas que fazem;
E as que se perguntam o que aconteceu
.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CURSO DE ENGENHARIA DO SUCESSO

Coordenação: Prof. MAURICIO HASBENI DE MELO

Graduado pela Faculdade de Tecnologia (FATEC). Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Piracicaba (UNIMEP).
Advogado militante na área empresarial, com experiência em soluções e estratégias para expansão de empresas - Com MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Professor. Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Consultor para pequenas e médias empresas. Criador do Curso de Engenharia do Sucesso.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CURSO:
1 - O que é o Curso de Engenharia do Sucesso?
A Engenharia do Sucesso é um curso baseado num processo de coaching que através de uma metodologia especifica resultado da combinação de avançadas técnicas de desenvolvimento e transformação pessoal, tem como objetivo auxiliar pessoas a elevar suas performances, compreender e transformar situações, desenvolver habilidades, buscar novos entendimentos (acima de tudo sobre si mesmo) e esclarecimentos para conquista de uma vida mais plena e mais feliz no âmbito profissional e pessoal.
Muitas vezes em nossas vidas nos vemos em encruzilhadas, onde não sabemos o que fazer como fazer, para onde ir, quando ir, o que mudar, como mudar... e essas dúvidas deixam nossas vidas paralisadas, pois não tomamos as atitudes para descobrir e fazer o que precisa ser feito. 
O curso de Engenharia do Sucesso vai auxiliá-lo para que seu voo não seja  cego, vai conduzi-lo para que você mesmo encontre o melhor caminho, que você mesmo escolha as ações que deverão ser feitas e a forma que deverão ser feitas para atingir a transformação e o sucesso.
O engenheiro do sucesso é aquele que sabe transformar sua vida e a vida das outras pessoas para que saiam da inércia e nunca mais voltem ao estado original.
O engenheiro do sucesso é autodisciplinado, espiritualizado, pois precisa ter controle sobre suas emoções.
O engenheiro do sucesso é aquele que sabe como transformar seus sonhos em realidade... para isso ele alinha todos os fatores que levam alguém ao sucesso para que o desenvolvimento seja eficaz, permanente e traga os resultados esperados... (o engenheiro do sucesso é multidisciplinar, multifacetado e integrado as novas tecnologias)... 
Deixe de protelar sua vida; Deixe a timidez de lado; Deixe as suas crenças limitantes que te atrapalham... VENÇA NA VIDA...
Quanto custa para você perder mais um ano em sua vida, protelando e deixando sempre para depois? Quanto custa deixar de ir em busca de seus sonhos por mais um tempo?...
O QUE SE PERDE NÃO É O TEMPO NA VIDA. O QUE SE PERDE É A VIDA AO PERDER-SE TEMPO (Provérbio Árabe)

"NUNCA DIGA QUE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA A VIDA, POIS QUANDO A MORTE VEM, ELA NÃO TE PERGUNTA SE VOCÊ ESTÁ OU NÃO PREPARADO PARA ELA" (Maurício Hasbeni - do livro: Terapia das Frases)

2 - A quem se destina?
Indistintamente, a todas as pessoas, principalmente aquelas que buscam o autoconhecimento, um constante aperfeiçoamento pessoal, que tem dificuldades de se comunicar e fazer amizades e tudo mais que impossibilitam o sucesso e a felicidade.
Acrescente-se que o programa do Curso abrange ainda técnicas de administração, vendas, negociação, empreendedorismo, educação financeira.

3 – Qual o resultado esperado/benefícios?
Você assume a responsabilidade de tornar-se uma pessoa realizada, desenvolvendo recursos imprescindíveis para praticar mudanças duradouras e elevar seus níveis de otimismo, esperança, autoeficácia, liderança e resiliência.
Desenvolver as verdadeiras características e atitudes de um líder de sucesso.
Buscar o autodesenvolvimento para aprimorar continuamente as competências de liderança.
Conhecer os melhores indicadores de performance para si avaliar.
Buscar sempre os melhores resultados.
Agir de acordo com princípios éticos, respeitando os valores próprios e das outras pessoas.
Controlar as próprias emoções para se relacionar melhor com as outras pessoas.
Descobrir a verdadeira motivação de cada pessoa.
Inspirar-se em histórias de profissionais que se superam todos os dias.
Persistir para não esmorecer diante das dificuldades.
Ser resiliente para reagir de forma positiva mesmo em pressões e adversidades.
Ter criatividade para buscar maneiras mais eficientes e lucrativas de realizar as atividades.
Ser disciplinado para gerenciar melhor o tempo e se comprometer com a realização de suas metas.
Ter foco para se concentrar no que realmente é importante, sem desviar a atenção.
Possuir iniciativa para agir ou propor mudanças.
Comunicar-se melhor e sem timidez.

4 - Qual o perfil de quem se inscreve para o Curso?
Para todos aqueles que sabem que o conhecimento é a chave para promover o seu sucesso e as mudanças no seu modo de pensar, no seu desejo profundo por mudanças em sua vida e no seu comportamento ou que querem simplesmente se aprimorar.

5 – Observações para o curso.
Sua vida e seu patrimônio nunca mais serão os mesmos.

6 - A cada dia a comunicação torna-se mais valorizada. Por que e o que fazer para acompanhar essa tendência?
Hoje temos diversos cursos para a formação de executivos. O problema é comportamental. É por isso que há tantos consultores e livros frisando a importância de o profissional se desenvolver também como indivíduo (inteligência emocional), como pessoa que faz parte de um universo muito maior do que ele apenas.

7 - Disciplinas:
1- AUTOCONHECIMENTO E ESPIRITUALIDADE;
2- PNL A NOVA TECNOLOGIA DO SUCESSO;
3- AUTODESENVOLVIMENTO;
4- EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA;
5- EDUCAÇÃO FINANCEIRA (aprendendo a trabalhar com dinheiro);
6- TÉCNICAS AVANÇADAS DE VENDAS;

7- LIDERANÇA;
8- COMUNICAÇÃO;

9- LITERATURA DO SUCESSO.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

TIPOS DE TREINAMENTOS COMPORTAMENTAIS MAIS RECOMENDADOS

Por José Roberto Marques

Os treinamentos comportamentais são essenciais para aperfeiçoar os funcionários e levá-los a trabalhar de acordo com os valores, visão, missão e, sobretudo, de acordo com as expectativas da empresa.

Diante da competitividade tão acirrada do mercado, tem sido cada vez mais necessário que empresas e organizações busquem diferenciais que as coloquem a frente dos concorrentes.

Reter profissionais bem qualificados e preparados para as exigências corporativas torna-se essencial. Além disso, é preciso também manter estes colaboradores motivados constantemente, isso porque, profissionais motivados produzem mais, conseguem manter o foco e consequentemente geram maiores resultados.
Neste sentido, os treinamentos comportamentais são fundamentais para desenvolver os colaboradores e levá-los a atuar de acordo com os valores, visão, missão e, principalmente, segundo as expectativas da organização. Eles são poderosas ferramentas que visam o desenvolvimento e capacitação dos profissionais.

Os treinamentos potencializam a performance, maximizam a produtividade, geram maior comprometimento, impulsionam e aceleram o alcance de grandes resultados para o profissional e para a empresa também.

TIPOS DE TREINAMENTOS COMPORTAMENTAIS
Existem diversos tipos de treinamento disponíveis no mercado, um para cada necessidade da organização. Confira os mais recomendados e saiba como aplicá-los dentro do ambiente corporativo.

TREINAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE EQUIPE DE VENDAS
Esse tipo de treinamento visa desenvolver a capacidade de vendas de profissionais e equipes. Nele, são abordados aspectos como comunicação, negociação, foco, planejamento estratégico, inteligência competitiva, entre outros.

TREINAMENTOS DE LIDERANÇA
O foco deste treinamento é o desenvolvimento da capacidade de gerir, administrar e conduzir profissionais e equipes de forma eficaz e assertiva.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
Treinamento que tem por objetivo desenvolver habilidades e lapidar competências já existentes no profissional que contribuam para o aumento da produtividade e melhorem os resultados.

TREINAMENTO DE MOTIVAÇÃO
Este talvez seja um dos treinamentos mais importantes para as organizações, pois o foco é gerar motivação nos colaboradores e evitar profissionais que produzem menos e com baixa qualidade. O foco é promover ações e comportamentos que motivem e gerem realização nos profissionais.

TREINAMENTOS DE COMUNICAÇÃO
Neste tipo de treinamento o foco é desenvolver uma boa comunicação para lidar com as tarefas do dia a dia, reuniões e apresentações, lidar com colegas e superiores e também com clientes de forma clara e objetiva.

Você já aplicou ou participou de algum treinamento comportamental em seu local de trabalho? Conte-me sua experiência deixando o seu comentário! Lembre-se de curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COMO SURGIU E QUAL O OBJETIVO DO COACHING?

Extraordinário!!!!!
Convido você a conhecer a origem do Coaching, essa filosofia de vida poderosa que tem mudado a vida de tantas pessoas!!!!

Por 
José Roberto Marques
O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano mais eficaz do Brasil e do mundo. Trata-se de um processo que visa aumentar o desempenho de pessoas, profissionais, grupos e organizações, aumentando o alcance de resultados positivos por meio de conhecimentos de diversas ciências, metodologias, técnicas e mais de 100 ferramentas extraordinárias.

Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. Esse termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens utilizadas por jovens universitários do século XVII, e guiadas pelos chamados “coacheiros”. A partir daí, por volta de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra “coach” passou a ser empregado como sinônimo de “tutor”, aquele que prepara e ensina os estudantes em suas jornadas acadêmicas.

No ano seguinte, em 1831, o Coaching passou a ser integrado no campo dos esportes. Foi apenas em 1950 que o termo passou a ser empregado na literatura business como competência de desenvolvimento de pessoas.

O Coaching é um processo com começo, meio e fim, todos definidos entre coach – profissional que conduz o processo — e coachee (o cliente).

Mas afinal, qual é o objetivo do Coaching?
O papel do coach é apoiar o coachee na busca por respostas para a concretização de metas e objetivos e, principalmente, no alcance de grandes resultados. Seu maior objetivo é levar o cliente a sair de seu estado atual para um estado desejado em um curto espaço de tempo.

Para isso, são realizadas as sessões de Coaching — que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e têm duração, em média, de uma a duas horas. Durante as sessões, o coach realiza inúmeras perguntas poderosas com o objetivo de estimular o coachee a encontrar, dentro de si mesmo, todas as respostas que precisa para conquistar o que deseja de forma rápida, assertiva e permanente.

Ao final de cada sessão, são indicadas tarefas que devem ser realizadas com o intuito de ficar mais próximo do alcance do estado desejado.

Todo o processo de Coaching é determinado em comum acordo entre coach e coachee. Porém, para que o processo seja efetivamente conduzido e os resultados sejam alcançados com sucesso, é preciso de compromisso de ambas as partes. Além disso, o cliente deve estar totalmente comprometimento, com foco e determinação para alcançar o que deseja de forma permanente e tangível.

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terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Vendedor não vale nada

Por Fabricio Medeiros
O bom de trabalhar na área de vendas é saber que no primeiro dia do ano você não vale absolutamente nada. Você vai ter que construir um 2014 do ZERO. É assim que a banda toca.
Se você sente um gosto de enxofre na boca, receios e medos, bem vindo! Você está na área de vendas, a faixa de Gaza do mundo corporativo. Ter a obrigação de se reinventar todos os anos para provar que você é bom é tão excitante quanto ganhar um closet repleto de sandálias, certo meninas?
Vendedor vacinado que arrebentou no ano anterior já sabe que a roda gigante vai começar novamente. O primeiro ranking do ano já serve como ponto de partida e se vosso nome não estiver no topo é bem provável que seu chefe já inicie o ano achando que você ainda está de ressaca.
O grande dilema de um gestor na área de vendas é saber qual será sua performance no ano que começa. Muitos focam nos números da economia, informações de mercado, boatos e até mesmo o esoterismo.  
Eu olho os números, claro, mas salvo raras exceções de crises mundiais complexas eu acredito que a chave da meta está na equipe, principalmente na forma como analisamos, escalamos e delegamos as metas.

Como ter um indício de que você vai arrebentar em 2014?

Eu uso um critério para alinhar minhas expectativas sobre a galera de vendas e com isso eu tenho a noção clara de quem vai continuar andando na roda gigante e quem vai sair da cadeirinha. Meu método consiste inicialmente em segmentar a equipe em 4 categorias:
Os vendedores de pico – nesse grupo estão os caras que fecham um grande pedido no ano anterior, mas não têm histórico e verticalizam a venda. Esses são os piores porque um único pedido pode maquiar o ano inteiro e iludir o vendedor, que deixa de formar uma carteira consistente e vive como um morcego que conseguiu abater uma vaca gorda. Esses vendedores são como um  sismógrafo de um vulcão, que entre em erupção em um mês e no mês seguinte volta a dormir.
Os vendedores regulares – esses caras vendem sempre a mesma coisa, a variação é pequena, mas não quer dizer que são bons, eles podem ser regulares em vender sempre abaixo da meta, a única diferença é que não variam muito. É um grupo perigoso, pois entra na zona de conforto e faz você confundir o mercado achando que se as vendas são regulares é porque o mercado em que atuam tem realmente aquele tamanho.
Os vendedores potenciais – São caras mais novos que entraram na empresa agora ou há pouco tempo. Eles têm um mercado potencial pela frente, que normalmente pode apresentar grande variação em decorrência da atuação dos mesmo. Os vendedores potenciais podem ser a válvula de escape para momentos em que os mercados mais conhecidos apresentarem estagnação.
Os vendedores #FacaNaCaveira – Esse grupo é o mais forte e o melhor para trabalhar porque seus membros crescem sua carteira de forma sistemática e sempre realizam resultados superiores às metas propostas. Mas não se engane, eles não fazem resultados estratosféricos, isso inclusive pode ser nocivo para a organização, só vendedores amadores trabalham com grandes “mangas”. A venda boa, por incrível que pareça, é justamente aquela que bate a meta ou a ultrapassa levemente.
Bater uma meta de forma desproporcional é um desconforto para a produção e para todo o planejamento que foi feito pela empresa no ano anterior. Muitos se vangloriam de terem ultrapassado substancialmente a meta. Esse é um tipo de comemoração errada. Você no mínimo denota que enganou a empresa, maquiou os números e só pensou em você.
Após segmentar, você pode focar sua atenção em executar três ações estratégicas:
1.  Coloque alguns vendedores #FacaNaCaveira para treinar os vendedores potenciais. Uma maneira bacana é mudar o nome do cargo para (vendedor- apoiador) por exemplo. Remunere e reconheça de alguma forma essa nova atribuição desse vendedor especial.
2.  Ajuste a meta dos vendedores regulares com foco no potencial do mercado e não no histórico que ele vem fazendo. Coloque um supervisor na cola para que os resultados possam crescer sistematicamente. Lance um incentivo de vendas focado em recuperar clientes e abertura de novos.
3.  Selecione os piores vendedores de pico e mande com carta de recomendação para concorrência. Cole um supervisor no que sobrar e peça metas de produtividade focadas em mais visitas, clientes novos e número de pedidos. Aposte na venda horizontal para que esse cidadão "gaste a sola do sapato". 
Eu sei que todo mundo quer transformar sua equipe em um time de elite. Quem não quer ver o BOPE defendendo sua marca? Mas você sabe como é: não é todo mundo que é #FacaNaCaveira, não é todo mundo que aguenta pressão, não é todo mundo que deseja provar ano após ano que é bom. Acostume-se! Muita gente vai pedir para sair.
O ano começou agora, acabei de fazer uma venda, ora bolas! Já estou valendo alguma coisa.
Welcome to the jungle! Boas vendas! 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mindset, o nosso maior inimigo!

Os americanos adotam a terminologia "Mindset" para representar o modo dominante como vemos, compreendemos e julgamos as coisas à nossa volta, o que por sua vez norteia as nossas ações no dia a dia profissional, pessoal e também o mundo dos negócios. Este termo, numa tradução coloquial e livre, significa: modelo mental predominante, forma institucionalizada de enxergarmos as coisas ou também paradigma pessoal ou empresarial.

Entendo que outro grande desafio da maioria das empresas que buscam melhores resultados é também mudar o "mindset" existente, ou seja, apoiar as pessoas a pensarem de forma diferente e reverem aquilo que elas têm feito, facilitando o difícil caminho de pensar "fora da caixa" ou pelo menos cogitar ideias diferentes e que podem ajudar na superação de desafios, algo que acaba sendo abafado com o passar dos anos e convivência numa mesma profissão, atividade ou meio empresarial.

Uma forma clara de identificar o quanto um determinado "mindset" pode estar ajudando ou prejudicando um determinado negócio, é prestar muita atenção naquilo que as pessoas afirmam no dia a dia, o quanto elas defendem certas ideias no desenvolvimento de projetos, criação de produtos/soluções, resolução de problemas, estabelecimento de diretrizes ou até mesmo em reuniões cotidianas da empresa e o quanto tudo isto impacta em colaboração, sinergia, motivação e criatividade ou emperra, negativa e colabora para desconectar pessoas e impedir o desenvolvimento de relacionamentos profissionais sadios e produtivos.

Outro fator também bastante preocupante e que tem a ver com a máxima de princípios de liderança (influência e modelagem de comportamentos), é o quanto os líderes de uma empresa estão incentivando ou reforçando um determinado "mindset", fazendo isto principalmente através de suas orientações e afirmações ou, tristemente, da defesa intransigente de posicionamentos questionáveis. Líderes com um "mindset" negativo ou pessimista pode colocar um negócio, uma empresa e todo um time a perder, e diante disto não há estratégia, investimento ou recursos que possam reverter resultados ruins que são alimentados diariamente por um "mindset" negativo.

Ao refletir sobre este tema, eu chego a estar convicto de que o grande problema de muitos negócios atualmente não está na concorrência acirrada e muitas vezes desleal, na falta de capital ou investimento, nas estratégias adotadas, na gestão dos recursos disponíveis, na forma como as ações são executadas ou até mesmo sobre como uma equipe é gerida, hoje o grande problema das empresas é desafiar o "mindset" predominante, principalmente quando faz parte de um quadro patológico, o que em última instância dirige pessoas, mentes e corações.

Penso que neste assunto, todos os líderes de empresa e as equipes que fazem parte de um negócio precisam aprender a reaprender, precisam se esforçar a desconstruir paradigmas - muitas vezes criados e reforçados por eles mesmos, precisam adotar ações eficazes que ajudem todos a pensar diferente e com isto encontrar novos e melhores caminhos e soluções além daquelas que o "mindset" predominante diz ser possível.

Existem inúmeras perdas que podem ser citadas quando a empresa e seus líderes estão tomados por uma forma de pensar e agir inadequada, entre elas, gostaria de ressaltar: a perda de talentos, a disseminação de uma cultura de medo e cinismo, o bloqueio da criatividade, o aumento do estresse e a pressão no desenvolvimento de atividades corriqueiras e principalmente a falta de confiança.

Os maiores inimigos de um negócio não estão fora dos muros da empresa, os maiores inimigos estão dentro da própria empresa, o que podemos chamar de "inimigos internos" que nascem, crescem e se alimentam dia a dia do "mindset" predominante, que quando negativo, impede o crescimento de negócios, mata sonhos e destrói projetos.
Como cita o escritor e consultor Roberto Shinyashiki: Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores. Desafie o "mindset" predominante do seu negócio e você vai ser surpreendido com os resultados positivos!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

INVISTA EM VOCÊ!

Por Cíntia Bortotto
Se você deseja crescer, tanto pessoal como profissionalmente, não tenho dúvidas de que o melhor caminho passa pelo autodesenvolvimento. Este assunto vem cada vez mais ganhando espaço no mundo corporativo e pode trazer muitos benefícios em curto, médio e longo prazo.
O balizador do autodesenvolvimento é o plano de carreira. Onde você quer chegar? Em quanto tempo? Por quais passos tem de passar? Quais são suas fortalezas ou fragilidades?
Diversas habilidades podem ser desenvolvidas num processo como este, dependendo da área de atuação do profissional, é claro. No caso dos que atuam na área de vendas, por exemplo, é necessário ter boa comunicação, capacidade analítica para articular um argumentário de vendas, boa capacidade de relacionamento e boa capacidade de escuta, estas últimas para ouvir e se relacionar com os clientes. Para desenvolver este tipo de competência, é importante conhecer muito bem o produto que será vendido, ter sensibilidade, e isso pode ser desenvolvido acompanhando pessoas muito boas em vendas com esta capacidade. Elas podem contar como percebem as nuances dos clientes, o que ajuda quem está aprendendo a aguçar a percepção.
Já na área industrial, é importante ter uma boa habilidade com números, boa capacidade de raciocínio analítico e muita lógica. É uma área em que é importante fomentar a inovação, pois um simples ajuste em uma máquina ou um processo pode representar milhões. É necessário também demonstrar liderança, pois se trabalha com muita gente e é importante saber direcionar, motivar, enfim, gerir pessoas. Para aprender tudo isso, é importante escolher uma formação em exatas, pois ajuda com a lógica e o raciocínio analítico, além de cursos e leituras sobre liderança.
Há vários caminhos para seu autodesenvolvimento, desde treinamentos, workshops até leituras de artigos e jornais. Algumas ferramentas, indico para todos, como:
  • Coaching: peça para alguém ser seu orientador em determinado tema;
  • Leituras: leia sempre e cada vez mais; livros, artigos e jornais são fontes repletas de conhecimento e lhe ajudam a refletir sobre suas próprias ações;
  • Benchmarking: aproveite sempre que possível para saber o que os outros estão fazendo. Isso sempre o favorece a inovar, sugerir e fazer a crítica saudável;
  • Assuma a responsabilidade: assumir projetos, novos desafios ou saber mais sobre novas áreas são fontes de conhecimento e aquisição de novas habilidades e competências;
  • Treinamentos: participar de treinamentos também é positivo, mas não esqueça de se planejar financeiramente e de escolher instituições sérias.
Investir em você é sempre algo que com certeza renderá bons frutos. E o autodesenvolvimento lhe confere independência e chances de voar cada vez mais alto. Siga confiante e boa sorte!