sábado, 12 de novembro de 2011

Os prós e os contras de começar um negócio logo após se formar

PEGN
Está chegando o final do ano e, com ele, a formatura de muitos jovens. Nessa fase, para alguns deles, surge a dúvida: ocupar uma posição no mercado de trabalho ou abrir minha própria empresa?

Escolher o empreendedorismo deve ser uma decisão ponderada. Para isso, a Entrepreneur elencou os prós e os contras desse caminho. O que você acha melhor para a sua trajetória?

1. Pró: você tem tempo e energia para se dedicar a uma startup.

Sem cônjuge, filhos ou emprego fixo, os recém-formados tendem a ter mais tempo para se dedicar a um negócio novo. Isso permite que eles mergulhem na empresa sem sentir os efeitos adversos da dedicação intensiva. Os longos dias de trabalho – e a falta de sono – também não terão o mesmo efeito em alguém que está acostumado a passar as noites estudando para provas ou escrevendo dissertações. E, além de tudo, não há muito a perder: os jovens normalmente não têm de pagar financiamento imobiliário ou sustentar uma família, o que significa que a receita do negócio pode ser reinvestida.

Contra: Você pode ter mais dificuldade para conseguir crédito.
Um aspecto crucial para uma startup é assegurar alguma forma de financiamento. Às vezes, isso vem de investimento próprio, outras vezes, de anjos. Mas é comum recorrer a uma linha de crédito para a pessoa jurídica. Como recém-formado sem histórico, isso pode ficar mais difícil.

2. Pró: você ainda não está cansado de tanto trabalhar em uma grande corporação.

Para muitos empreendedores potenciais, os anos dentro de uma empresa podem deixá-los cansados do negócio em geral. Isso acontece, em geral, devido ao ambiente regrado e pouco livre de muitas corporações. Os recém-formados não têm essa bagagem e se sentem abertos e positivamente ansiosos sobre suas empreitadas. Eles acreditam que tudo é possível e conseguem arriscar mais. Lembre-se de carregar essa fagulha consigo pelos próximos anos.

Contra: começar um negócio pode significar assumir papéis que você não quer.

Quando pensam em começar seu negócio próprio, muitas pessoas imaginam um home office (ou um escritório na praia), contatos com outros empresários e muito dinheiro para pagar as contas. Infelizmente, esse não é um cenário realista – ao menos não por um tempo. Ser dono de um negócio significa não só liderar a empresa, mas também ser o time de vendas, os profissionais do marketing, o departamento de contas a pagar e a recepcionista. Em resumo, você se torna todos os aspectos do negócio até que seja possível contratar outras pessoas.

3. Pró: iniciar uma empresa vai trazer uma incrível experiência de vida e profissional.

Mesmo que o seu negócio não sobreviva, lançá-lo será uma vivência que irá valorizar o seu currículo. Você não entende o sangue, o suor e as lágrimas envolvidos na construção de um negócio até que tenha passado por isso. Você não compreende o valor de um cliente até que veja o quão difícil é conquistar um.

Contra: a mortalidade de negócios iniciantes é alta.

Fundar um negócio não significa sucesso instantâneo. Vai passar um tempo até que a empresa comece a ter faturamento e você possa levar um dinheiro para casa. Mesmo que a empreitada comece forte, não há garantias de sucesso futuro. Começar um negócio não tem rede de proteção. Você precisa ser destemido. Evitar o medo do fracasso irá ajudá-lo a manter o foco no sucesso.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Para virar Empresário

Isto É - 09/11/2011

O cenário econômico nunca foi tão favorável ao empreendedor. Descubra o que você deve fazer e os cuidados que precisa tomar antes de realizar o sonho de ser dono do próprio negócio

O Brasil está entre as nove nações com maior número de pessoas que abrem negócios no mundo, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Há diversas explicações para a consolidação do empreendedorismo brasileiro. Com a economia aquecida, a estabilidade financeira e a aprovação da Lei das Micro e Pequenas Empresas, ficou mais fácil tirar uma idéia do papel. 'Há dez anos, quem abria uma empresa eram pessoas que perdiam o emprego e usavam o Fundo de Garantia para criar um negócio', diz Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae de São Paulo. 'Hoje, o cenário é diferente. Para cada um que empreende por necessidade, dois investem pela oportunidade.' Seja qual for o seu caso, confira a seguir quais são os melhores caminhos para se tornar empresário.
•Pesquise as áreas do mercado que mais se identificam com seu perfil profissional
•Reúna informações para dar subsídio à criação da empresa (melhor região, concorrência)
•Organize as informações coletadas para criar o seu Plano de Negócios
•Verifique se o projeto trará retorno financeiro e se o segmento de mercado é promissor
•Registre o negócio e formalize o nome de sua empresa
•Contrate um contador ou um advogado para orientá-lo no momento do registro

AS FRANQUIAS QUE MAIS CRESCEM NO BRASIL

Confira o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Franchising

O DESAFIO DA SOCIEDADE

Dicas para evitar o desgaste com outros sócios de sua empresa:
•O sucesso da relação entre os sócios está mais relacionado ao campo da psicologia do que com práticas de gestão
•Paralelamente ao contrato social, faça um contrato de sociedade. Deixe de forma muito clara o papel e as responsabilidades de cada um
•Não misture vida privada com social. Seu sócio não precisa ser seu amigo íntimo
•Decisões estratégicas e financeiras precisam ser tomadas em comum acordo
•Não exija que seu sócio aja como você
•Estabeleça um modelo comum de acompanhamento e fiscalização dos negócios