terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pesquisa revela o perfil do empreendedor digital brasileiro

Por Vinicius Aguiari

São Paulo – Jovens, com menos de 30 anos, com grau de escolaridade elevado e que colocam dinheiro do próprio bolso para bancar suas ideias. Esse é o perfil do empreendedor digital brasileiro de acordo com uma pesquisa encomendada pelo grupo RBS.
Segundo o relatório, 75% dos empreendedores são homens, 61% tem idade entre 20 e 30 anos, e pertencem, basicamente, às classes A e B – 86% deles.
Ao mesmo tempo, 95% deles possuem curso superior completo ou em andamento, porém, não necessariamente na área de tecnologia – 32% dos entrevistados pertencem à área de comunicação social, que lidera a lista. 
Para adquirir habilidades de gestão, 70% dos jovens empresários procuram cursos de pós-graduação nas áreas de administração ou gestão empresarial e de marketing – o preferido por 59% deles.
Com relação às áreas de atuação, nota-se um equilíbrio entre negócios de conteúdo (26%), social media (25%) e web e mobile (25%). Apesar da expansão de negócios transacionais, como sites de compras coletivas, leilões virtuais e e-commerce, esse tipo de empreendimento representa apenas 9% dentre os projetos dos empreendedores digitais entrevistados.
Para o CEO de internet e mobile do grupo RBS, Fábio Bruggioni, o meio digital no Brasil é identificado como mídia e, por isso, atrai mais profissionais da área de comunicação, diferente do que acontece em países como os Estados Unidos, por exemplo, onde os profissionais de tecnologia dominam o segmento.
Entre as dificuldades apontadas pelos empreendedores estão a falta de investidores e a falta de mão de obra qualificada. Já a maior motivação para empreender seria trabalhar com o que gosta.
A pesquisa, realizada pela Sense Pesquisa e Inteligência de Mercado, entrevistou 770 empreendedores digitais no Brasil entre setembro e outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário