quarta-feira, 4 de abril de 2012

Governo lança pacote que desonera folha salarial de mais 11 setores


Novas medidas do Plano Brasil Maior têm como objetivo tornar as empresas nacionais mais competitivas.

O governo federa lançou nesta terça-feira (3) uma série de novas medidas do Plano Brasil Maior, que incluem redução de taxas de juros para inovação, aumento da oferta de crédito para o setor produtivo e o aprofundamento do processo de desoneração da folha salarial das empresas.
O foco do pacote lançado é o fortalecimento da indústria, que não tem registrado um bom desempenho e, no ano passado, foi o setor que menos cresceu no Brasil. Nesse sentido, serão adotadas medidas de proteção dos produtos nacionais, como preferência nas compras governamentais e aumento de impostos sobre importados.
Com relação à desoneração das folhas de pagamentos, um dos pontos mais aguardados, 11 novos setores foram incluídos pelo governo: têxtil, naval, aéreo, material elétrico, autopeças, hotéis, plásticos, móveis, couro, ônibus, máquinas e equipamentos para produção do setor mecânico, e design house (chips). Antes, já haviam sido incluídos confecção, calçados, call centers e desenvolvedores de softwares.
Com a nova medida, os setores cujas folhas de pagamentos serão desoneradas deixarão de pagar os 20% da contribuição patronal ao INSS. Em troca, as empresas terão seu faturamento tributado com alíquotas que deverão variar entre 1% e 2%, dependendo do segmento. A regra, entretanto, só entrará em vigor depois de 90 dias da promulgação.
O pacote prevê ainda redução das taxas de juros para inovação e prazo de carência ampliado de 36 para 48 meses. 
Por Redação, www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário