sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como lidar com pessoas difíceis

Por Karina Magolbo

Quem nunca perdeu a paciência com um colega de trabalho? Já questionou as atitudes do seu chefe? Fique tranquilo, você não é o único. Em todas as empresas existe uma ou mais pessoas com perfil difícil de lidar. Confira as dicas de Cida Silva, instrutora da En Theos Treinamentos e Capacitação Profissional. 

Seja em casa, no trabalho, na rua, na escola, sempre encontramos pessoas com atitudes negativas ou características e temperamentos difíceis. Na maioria das vezes não dá para fugir, temos de conviver e enfrentar as dificuldades, pois dependemos dessas pessoas no trabalho ou nos laços familiares. Então, o que temos a fazer é tentar arrumar maneiras de lidar com elas de forma pacífica, afinal alguém, em algum momento, tem de ceder para que tragédias sejam evitadas.
 Algumas dicas para lidar com pessoas difíceis:

Jamais bater de frente  Lembre-se do ditado: “Quando um não quer dois não brigam”.

Fazer perguntas – Jamais responda a uma provocação com grosseria, ironia ou deboche. Faça perguntas. Isto obriga o outro a parar para raciocinar. Dessa forma a irritação passa.

Conte até 10 – “A raiva passa e a vida fica”. O fato de contar até 10 ajuda ao cérebro a reajustar as ideias e nos dá tempo de procurarmos as melhores respostas, as palavras adequadas evitando as reações agressivas.

Trate as pessoas com respeito e não com subordinação – Quando demonstramos medo e subordinação, a pessoa difícil aproveita e abusa ainda mais. Quando demonstramos respeito e autoconfiança somos respeitados também.

Evite expressões como: Infelizmente, não é comigo; não posso; é impossível etc. Em atendimento essas expressões irritam o cliente tornando-o difícil, dificultando o nosso trabalho.

Seu líder tem temperamento difícil? Saiba lidar com ele – Evite provocações, faltas, atrasos e entregue as tarefas no prazo combinado. Anote todos os dados e detalhes das solicitações feitas por ele. Jamais minta para justificar algum atraso ou ausência.

Faça uma avaliação – Até que ponto o “difícil” é realmente o outro? O que você tem feito ou deixado de fazer para ter uma boa convivência? O comportamento do outro é difícil mesmo, ou você é quem está se importando demais com coisas insignificantes?

No trabalho – Concentre-se nas tarefas e projetos ao invés de se preocupar demais com as atitudes e posturas dos colegas e chefes. Quanto mais nos preocupamos e procuramos, mais encontramos.

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