quinta-feira, 21 de junho de 2012

Capital intelectual, uma fonte de riquezas nas organizações

Por Pedro Henrique Araújo Angelo.

Quando se comenta sobre Capital Intelectual faz-se referência ao conhecimento, mas não qualquer tipo de conhecimento este tem de ser útil à empresa. Para que o conhecimento implícito seja valioso, deve se tornar explícito, ou seja, deve se expressar de tal maneira que possa ser examinado, melhorado e compartilhado.
O capital intelectual passou a ser tratado com maior interesse nos meios empresariais e acadêmicos a partir do início da década 1980, em função de diversos estudos desenvolvidos na área. Stewart, um dos grandes especialistas sobre o assunto, afirma que capital intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais os empresários e contabilistas estão familiarizados - propriedade, fábricas, equipamento, dinheiro - o capital intelectual é intangível. Constitui a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que pode ser utilizada para gerar riqueza.
Dessa maneira, o capital intelectual é conhecimento existente em uma organização e que pode ser usada para criar uma vantagem diferencial, em outras palavras, a soma de tudo que todos em uma empresa conhecem e que confere a empresa sua vantagem competitiva, seu diferencial.
Quando o Capital Intelectual é aproveitado nas organizações, através de um gerenciamento eficaz, resulta em rentabilidade para as mesmas, o conhecimento passa a ser então muito mais importante tornando-se uma base para que todos possam aliar-se a ele administrando melhor suas equipes. Valorizar o capital humano é fundamental para a competitividade empresarial,pois os recursos humanos são os principais responsáveis pelo desempenho das empresas e constituem vantagens competitivas num mercado cada vez mais exigente.
O principal desafio das lideranças é fazer os colaboradores contribuírem ao máximo com seus esforços e potencialidades utilizando o conhecimento, a criatividade, o poder de inovar e criar, tornando estas características o diferencial para o sucesso organizacional. Percebe-se que a cultura organizacional de valorização do Capital Intelectual nas empresas da região, com exceção das grandes empresas que têm filiais ou franquias instaladas aqui, não tem contemplado a valorização de um de seus principais ativos: seus colaboradores, ou seja, seus talentos.
De um modo geral, embora a estabilidade econômica esteja favorecendo os investimentos na região, muitos empresários e gestores ainda não despertaram para essa nova estratégia de negócio e necessidade de mercado. Tão importante como os investimentos nos bens tangíveis, deve ser investimento nos bens intangíveis para desenvolver, motivar e reter seu capital intelectual como fonte de riqueza das organizações. Assim, neste cenário de muitas oportunidades mas também de muita concorrência e muita disputa, os gestores que entenderem o significado e a importância do seu capital intelectual, certamente sairão na frente e se destacarão de seus concorrentes.
Um bom exemplo é o conhecimento que um gestor pode usar para liderar uma empresa. Compreende sua capacidade mental para liderar as pessoas da organização no sentido certo, a sua capacidade para definir objetivos, motivar e avaliar os resultados. Esse conjunto de competências faz toda a diferença no desempenho e no crescimento da organização. O capital intelectual materializa-se no valor criado pelas pessoas no seu trabalho para uma organização, tornando-se um dos principais recursos das organizações mais competitivas.
Não por acaso que atualmente as maiores e mais rentáveis empresas do mundo, aquelas que estão no topo do ranking da Forbes, não tem para vender um produto que se carrega em um caminhão ou se transporta em um navio de um lugar para outro, ou ainda não tem grandes parques fabris e grandes instalações. Empresas como o Google, a Microsoft e a Apple tem como maior ativo o seu capital intelectual, que lhes resulta em um faturamento de bilhões de dólares. Portanto torna-se hoje, um grande desafio retê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário