sábado, 7 de julho de 2012

A evolução de um Blog em 6 meses: Estudo de caso

Por Marcos Lemos
Praticamente todos os blogueiros passam por várias fases no desenvolvimento de seus Blogs. Quero apresentar para vocês um estudo de caso bem detalhado, escrito pelaAna Lopes, que é Doutora em Ciência da Computação, baseado em sua própria experiência como blogueira que acaba de completar 6 meses de existência. Todos os passos que ela descreve refletem bem a realidade de todos nós e nos inspira a continuar trabalhando de forma profissional para atingir nossos objetivos.

Há seis meses atrás o VideoAulas ByAna foi ao ar. Não era o meu primeiro blog, nem o segundo. Na verdade, eu já perdi a conta de quantos eu comecei. Mas o ByAnafoi o primeiro que teve domínio próprio e, principalmente, o primeiro que sobreviveu aos primeiros 6 meses de vida. Mas “sobreviver” pode dar a impressão errada: o VideoAulas ByAna na verdade vai de vento em popa, já gera receita e tem grandes perspectivas de fincar definitivamente os pés na blogosfera brasileira.
A maior inspiração tinha acontecido dois ou três anos antes, quando eu descobri aAcademia Khan. Foi como “ver a luz”: eu fiquei tão empolgada que não me contive e comprei uma mesinha digitalizadora.
Mas só alguns anos depois de conhecer o Khan, e em meio à uma séria crise existencial, é que tive o insight de que um blog poderia servir como um canal de expressão daquilo que eu mais gostava de fazer na vida: aprender coisas novas, e ensiná-las à quem estivesse interessado. Estava plantada a semente, não só no meu coração, mas também na Web.

Mês 1: Empolgação e ansiedade

Os primeiros 30 dias foram frenéticos. Nada menos que 54 entradas, quase todos com uma vídeo-aula associada. Tudo isso feito em paralelo com a montagem da estrutura, que ia sendo feita enquanto eu aprendia: configuração do WordPress, pesquisa de plugins essenciais, design do banner principal do site, colocação dos anúncios AdSense e instalação do Google Analytics, além, é claro, da montagem de uma base nas principais redes sociais. Tudo feito “in house”, ou seja, por mim mesma.
Para entender como funcionava a blogosfera, eu estava acompanhando vários meta-blogs, dentre eles o [ Ferramentas Blog ], que por um feliz acaso fez uma promoção logo no primeiro mês de vida do VídeoAulas. A promoção era para incentivar blogueiros iniciantes a pensar sobre os objetivos dos seus blogs.
Foi tudo de bom: a participação na promoção me deu um grande pico de audiência, ampliou a minha então minguada rede de contatos e, mais importante de tudo, me fez parar para pensar o que eu queria com o blog. Pela primeira vez eu colocava por escrito a minha intenção de transformar aquele “hobby” em um negócio rentável. Parece uma bobagem, mas escrever e tornar públicas as minhas intenções fez uma diferença enorme na minha forma de encarar o meu blog.

Mês 2: Ganhando personalidade

No final do mês anterior eu li alguma coisa sobre a importância de dar uma personalidade ao blog, e do blogueiro ou blogueira contar a sua própria história. Comecei então uma série de áudios contando as minhas histórias de aprendizagem, que eram (são) muitas. Fiz um mapa mental com as ideias e descobri que teria pelo menos 11 boas histórias para contar. Hoje, essas histórias são a base do meu auto-responder.
As minhas “Histórias de Aprendizagem” foram quase que o único tema do blog nesse segundo mês. Eu estava exausta da maratona do mês anterior, mas não queria deixar a peteca cair. Eu já tinha investido em um curso sobre vídeo-blogs – pago em dólar! – na hospedagem e na compra do domínio.
Neste segundo mês um outro evento também me deu um grande impulso: a entrada para o curso online A Classe Alta. Eu estava atrás de qualificação em empreendedorismo digital, mas de quebra acabei revolucionando a minha relação com o dinheiro. Melhor ainda, a minha base de contatos no mundo digital aumentou vertiginosamente.

Mês 3: Fazendo barulho e entrando para a “elite”

Há essa altura eu já conhecia a famigerada estatística dos 95% de mortandade dos blogs antes de 90 dias. Ultrapassar esses 90 dias tornou-se a minha obsessão nesse terceiro mês. Ainda publicava muita coisa para crianças, mas eu já tinha mais clareza de que o meu foco seria técnicas de aprendizagem para adultos.
Nesse mês eu criei a minha primeira polêmica, com uma vídeo-aula sobre aprendizagem e prazer. Foi ótimo! Além do pequeno debate nos comentários – que começavam a crescer em número – eu criei um artigo em resposta à polêmica e acabei tendo um aumento considerável de audiência a partir daí.
Outra coisa bacana foi ter sido convidada para uma parceria com o YouTube, num momento em que eu achava que estava muito longe de ter os requisitos necessários para me candidatar à essa parceria. Hoje, praticamente toda a minha renda de AdSense vem do YouTube. (Como ganhar dinheiro com vídeos no Youtube)
E finalmente, aconteceu: a barreira dos 90 dias foi rompida e eu estava entre a elite dos 5% que chegavam ali. Teve até post comemorativo!
Mas quando eu pensei em escrever um guest post no [ Ferramentas Blog ] para contar a odisseia até ali, eu tomei um balde de água fria: o [FB] publicou um artigo falando novamente dos famigerados 90 dias, mas dizendo também que, mesmo entre esses 5%, poucos chegavam aos 6 meses de vida (Seu Blog não é NADA na Blogosfera). O “timing” definitivamente não era o melhor para comemorar “meros” 90 dias de vida… Resolvi esperar até completar os 6 meses…

Mês 4: Não é que “ebooks” grátis funcionam mesmo?

O quarto mês do blog teve poucos posts, mas foi por uma causa nobre: o primeiro ebook do VideoAulas ByAna foi lançado! Passei boa parte do mês terminando o livro e a outra parte divulgando. E descobri o valor de ouvir os especialistas do ramo: 9 entre 10 dos blogueiros usam ou sugerem usar ebooks gratuitos para fazer crescer a lista de emails. Mas teoria é teoria, e outra coisa bem diferente é você ver – na prática – uma lista de 30 pessoas aumentando para mais de 300 em apenas alguns dias…
Eu agora estava entrando de cabeça no Empreendedorismo Digital. Fui convidada para fazer parte de uma turma beta de um curso online sobre o assunto, e lá fui eu, para o meu terceiro curso. Esse era mais longo e mais caro, mas que trouxe (e continua trazendo) mais contatos e mais conhecimentos específicos sobre como tocar o blog como um negócio.

Mês 5: Empretec e rentabilização

No quinto mês de existência do blog, o Empretec “aportou” na minha cidade. Eu já tinha ouvido falar muito bem do Empretec, e sabia que era uma chance de ouro para quem estava numa cidade pequena. Só que esse já seria o quarto curso que eu comprava por conta do blog (fora os livros), e o vermelho da minha contabilidade já estava virando púrpura…
Mesmo assim, eu passei o Empretec no cartão e resolvi fazer a primeira tentativa séria de rentabilização da minha recém-inchada lista de emails. Com base nas dicas de um “figuraça” chamado Dan Kennedy, eu montei uma estratégia de marketing direto para um produto afiliado muito bom que eu tinha encontrado e que tinha tudo à ver com um blog de aprendizagem e comigo: o Curso de Inglês OnLine. Era o teste perfeito.
Confesso que as estratégias agressivas de marketing do Kennedy deixaram meus ”pruridos acadêmicos” coçando. Mas eu resolvi me desafiar, e fazer a campanha assim mesmo, com a meta explícita de fazer caixa para pagar o Empretec. Resultado? Consegui um faturamento de uma vez e meia o valor do curso. Mais uma vez eu descobri o quanto vale à pena ouvir o especialista certo, mesmo que você não goste muito do que ele fale…

Mês 6: Cuidando do SEO e do longo prazo

O hábito de blogar estava criado, as ideias e os elogios surgiam de todos os lados, e os meus objetivos de médio e longo prazo estavam cada vez mais claros.
Ganhar um dinheiro mais significativo pela primeira vez foi uma experiência muito gratificante, mas a diminuição no número de publicações dos dois meses anteriores começava a dar sinais de alerta. A coisa só não pior porque eu tinha conseguido inserir transcrições em várias vídeo-aulas, o que melhorou o SEO do blog e consequentemente, as visitas orgânicas. Segundo o SEOquake, meu Page Rank subiu de 0 para 2 algumas semanas depois que as transcrições começaram a ser publicadas. As transcrições foram também um marco: pela primeira vez eu tive ajuda com o blog.
Resolvi que era hora de investir num ritmo mais uniforme de publicações, com um calendário pré-agendado. Para isso eu precisava criar mais posts do que eu consumia, para gerar uma “sobra”. Fazendo uma análise o mais realista possível da minha disponibilidade de tempo para o blog, eu decidi adotar o ritmo de 3 publicações por semana, sendo 2 vídeos e um texto.
Assim, a minha meta passou a ser produzir no mínimo 4 publicações por semana, para fazer a minha “poupança de posts”.
No lado da divulgação, escrevi um post sobre o meu ebook atendendo à uma chamada da Blogosfera Brasil, e me tornei, à convite, uma das autoras do site. O Marcos Lemos gentilmente concordou em considerar esse artigo como “guest post” no [ Ferramentas Blog ]. Com tudo isso, chego à esse segundo marco na vida doVideoAulas ByAna com a agradável sensação de estar no caminho certo.
Nessa reta final, contar essa história é um prazer à parte. Eu espero que ela sirva de inspiração para quem está na mesma trincheira. Como última dica, eu deixo a convicção de que todo esse trabalho e dedicação só foram possíveis porque eu faço no VideoAulas, aquilo que mais gosto. No meu caso, é aprender e ensinar.
Ana Lopes é Doutora em Ciência da Computação, professora universitária e autora do blog VideoAulas ByAnaonde discute conceitos e técnicas para “aprender à aprender”. Ana defende e divulga o auto-didatismo como contraponto para um sistema de ensino que acredita estar cada vez mais obsoleto e ineficiente.

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