quarta-feira, 11 de julho de 2012

O líder coach e sua importância corporativa


No mundo corporativo não são raras as vezes que um profissional é alçado à condição de líder. Não haveria problema algum se esse profissional almejasse essa liderança, pressupondo-se que ele tenha se capacitado e orientado seus esforços nesse sentido; problema haverá se esse profissional tiver passado a ser líder sem que estivesse atento a essa possibilidade, o que faz pressupor, por sua vez, que não tenha se preparado.
Um dos primeiros, entre tantos, questionamentos que orbitarão a mente do novo líder será sobre qual será o estilo de liderança que adotará. Nesse sentido, enumeramos seis principais tipos de líder:
  1. O educador (coach), que realiza com o liderado e o ensina.
  2. O democrático, que ouve e aprende com quem sabe realizar.
  3. O liberal, que deixa realizar quem já sabe realizar.
  4. O autocrático, que apenas determina o “quê” e “como” tem de ser realizado.
  5. O popular, carismático e que mantém bom relacionamento com todos.
  6. E o ausente, ou seja, aquele que não acompanha de perto seus liderados.
Exceção feita ao líder ausente (será que é mesmo um líder?), todas as demais espécies e características compõe um perfil de liderança, pois caberá ao líder buscar o equilíbrio e adaptar suas ações ao liderado, ao grupo e ao momento.
Contudo, convocamos a atenção ao líder coach, aquele que desenvolve as competências de seus liderados e permite que cada um contribua de modo mais eficaz à consecução de um objetivo comum.
Esse líder, antes de tudo, deverá se perceber como líder e não como chefe. Tal como já discutido muitas vezes – líder ou chefe? –, o chefe possui objetivos sem visão ampla, apenas informa e treina seus subordinados, é centrado no produto e no resultado, obedece às diretrizes de um projeto e as executa, é somente leal ao valor predominante, é eficaz e estável. O líder possui objetivos e também a visão do todo, comunica-se, é centrado no cliente e no resultado, desenvolve e orienta seus subordinados, critica as diretrizes e sugere alternativas, e mais do que leal, é comprometido com o valor dominante; é inovador e empreendedor.
O líder-treinador (coach) age sobre o liderado (coachee) para que suas capacidades se desenvolvam e se exteriorizem e, para tanto, vale-se de treinamento (coaching) que, em brevíssima síntese, nada mais é que um processo integrado por atuações voltadas ao autodesenvolvimento, no qual o líder desenvolve as competências do liderado e o orienta de maneira a mantê-lo sempre alinhado e congruente com as metas e os objetivos dele.
O verdadeiro coach apresenta as seguintes características técnicas e conhecimento de habilidades:
  1. Utiliza a disciplina como motivação e estímulo; os outros são o fim; os objetivos e as metas formam com o resultado o seu corolário; utiliza muito o recurso de reuniões, procura e valoriza muito a sinergia; delega, orienta e reconhece.
  2. Estimula o feedback; tem o desempenho como resultado; transforma os erros em aprendizado e promove o desenvolvimento.
  3. Conserva a habilidade de ouvir e considerar; respeita e reconhece as ações de seus liderados (seu fim); canaliza os conflitos na direção do crescimento; tem a crítica como ferramenta e incentiva o trabalho em equipe.
Em que pese a horizontalidade com a qual consideramos os aspectos enfrentados, o certo é não haver mais espaço para chefes ortodoxos e burocráticos, pois o mundo corporativo anseia por verdadeiros líderes que, além de fazerem a diferença na busca por melhores resultados, sejam capacitados aocoaching. Esses profissionais são muito valorizados, sobretudo em razão de conservarem consigo a capacidade de transformar as pessoas e o mundo à sua volta, extravasando a mesmice da qual muitas empresas são reféns.
Somente por meio da força de um olhar, além dos paradigmas que engessam o cotidiano corporativo, é que se pode pensar de forma crítica, e é dessa forma que se pode desenvolver e empreender ações inovadoras capazes de apontar alternativas e orientar o esforço de todos em favor de um resultado mais célere e eficaz.
Mais do que agente dessa mudança, ao coach compete disseminá-la, preparando seus liderados para que desenvolvam competências e garantam a continuidade – e também a disseminação – da criticidade de uma cultura corporativa diferenciada e produtiva.
E você? Está preparado para ser um verdadeiro líder coach ou continuará a ser o chefe de sempre?
Fernando Borges Vieira é sócio sênior do escritório Manhães Moreira Advogados Associados, no qual coordena as áreas de inteligência das relações de trabalho e comunicação corporativa. Especialista em direito processual civil (CPPG/FMU) e direito do consumidor (ESA/OAB/SP) é também mestre em direto político e econômico pela Universidade Mackenzie.

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