domingo, 29 de janeiro de 2012

Venda por assinatura: você já pensou nisso?

por Francine Brustolin

Edição 01/2012 - Revista Liderança
Venda por assinatura: você já pensou nisso?
Na hora de ir às compras, qual é o preço que você pagaria para fugir de congestionamentos, filas intermináveis e horas perdidas à procura de uma vaga para estacionar? E se os produtos que você precisa chegassem em sua casa regularmente e sem demora? Bastante comum no segmento de periódicos, como jornais e revistas, a modalidade de assinaturas foi reinventada e agora também oferece serviços aliados aos mais diversos produtos.

Clube de vinhos

Um empresário do ramo de vinhos já explora as oportunidades desse nicho de mercado. A Sociedade da Mesa é um clube de vinhos que seleciona rótulos, mensalmente, e envia para os assinantes em suas residências. A ideia é possibilitar uma forma fácil e rápida de conhecer vinhos de todo o mundo, com variedade de tipos e origens.
Os assinantes da Sociedade da Mesa são profissionais como dentistas, médicos, advogados, administradores de empresas, diretores e gerentes, de ambos os gêneros – todos com interesse em conhecer mais sobre vinhos, provar o novo e consumir produtos de bons rótulos. A cada remessa, o associado recebe uma revista que mostra o perfil dos produtos recebidos e outras informações acerca do assunto.
Todo o processo da assinatura é feito on-line e o atendimento ao cliente pode ser realizado por telefone ou e-mail. “Isso facilita e torna mais dinâmico o processo, principalmente porque o associado, normalmente, é uma pessoa que ocupa um cargo de liderança e não tem muito tempo a perder”, considera o diretor, Dario Taibo.
O criador conta que o clube não foi fruto de uma decisão empresarial, mas consequência de uma atividade que fazia por hobby. Durante os anos em que morou na Espanha, desenvolveu o gosto por vinhos; quando voltou, percebeu que manter o bom e saudável hábito de tomar pelo menos uma taça de vinho por dia seria oneroso, pois a bebida era muito cara no Brasil. “Comecei a visitar importadoras, vinícolas e outros estabelecimentos, nos quais comprava caixas fechadas com bons rótulos e a preços bem menores. Alguns amigos pediam para que eu comprasse para eles também. Quando já estava prestando esse serviço a dez pessoas, decidi organizar”. Assim, Taibo montou a Sociedade da Mesa, em maio de 2002.

Decoração Express

Outra empresa que viu vantagens no serviço de assinaturas foi a Flores Online, que atua há 13 anos no mercado, destacando-se pela praticidade e pela experiência em vendas pela internet, sem demoras na entrega. O sócio-diretor da empresa, Eduardo Casarini, conta que a loja sempre foi voltada ao cliente que buscava um presente, não realizava a compra para si mesmo. “Após 12 anos de experiência no mercado, observamos que o nosso serviço também poderia estar à disposição do cliente. Esse foi o insight para a criação do serviço de assinatura de flores”, relata.
Como funciona: a assinatura permite ao cliente a escolha do tipo de flor ou arranjo – entre as opções disponíveis para o período –, da frequência com que deseja receber (semanal, quinzenal ou mensal), do dia das entregas e da duração do serviço (um, três ou seis meses). Dessa forma, o consumidor pode contar sempre com flores frescas para decorar a casa ou o escritório ou, até mesmo, presentear alguém com essa facilidade, sem perder tempo no processo de compra.
 Atualmente, a receita proveniente da assinatura do serviço representa 1% de toda a receita do site Flores Online. A meta é que o serviço chegue a representar 5% de todo o faturamento da empresa. Por enquanto, o retorno tem sido bastante positivo. “A praticidade e a sua utilidade para decoração são os principais diferenciais destacados pelos consumidores. Cerca de 90% dos clientes habitam grandes centros urbanos, isso indica que os assinantes do serviço têm estilo de vida urbano e confirma a hipótese de que eles utilizam o serviço por comodidade, acima de tudo. Os clientes estão em busca de soluções criativas para presentes, e aqueles que tiveram a oportunidade de utilizar o serviço só fizeram elogios”, avalia.

Para sapatólatras

Se você ficou imaginando que o modelo de assinatura de serviços só funciona para produtos não-duráveis, comprados regularmente, a Shoes4you vai desafiar sua convicção: a empresa vende sapatos femininos por assinatura. A ideia já existe em outros países, mas entrou em funcionamento no mercado brasileiro em setembro de 2011 e já é um sucesso entre as viciadas em sapatos.
“Trabalho o dia inteiro e não tenho muito tempo para sair e procurar sapatos. Adorei saber que na Shoes4you vou ter as melhores estilistas e maravilhosos sapatos por muito pouco”. “Sou mãe de dois pequenos e quase não tenho tempo de sair e fazer compras. Já virei assinante da Shoes4you. Assim posso ter meus sapatos sem precisar sair de casa”. Esses são alguns dos depoimentos das assinantes da Shoes4you, disponíveis no site da empresa – a primeira marca do Brasil com comercialização exclusivamente on-line.
Ao realizar o cadastro, a consumidora responde a um “fashion quiz” para identificar seu estilo pessoal e suas preferências. O site automaticamente cria um closet para a cliente e indica os sapatos da coleção do mês que combinam com ela, além de dar dicas de como usar cada par, de acordo com a roupa e a ocasião, nos moldes de uma consultoria completa de estilo.
O valor da mensalidade – R$120,00 para as primeiras 10 mil assinantes – dá direito a qualquer modelo da coleção, que muda todos os meses. Após escolher o modelo que deseja, a consumidora recebe o par de sapatos em sua casa, em poucos dias. A meta da empresa é, em breve, realizar as entregas entre 24 e 48 horas nas capitais e em até 8 dias para outras localidades.
O francês Olivier Grinda, CEO e fundador da Shoes4you, explica que a assinatura é voltada a mulheres das classes A, B e C. “A mulher da classe A pode utilizar o serviço quando deseja adquirir rapidamente um sapato para um evento, mesmo que o utilize apenas uma vez. As da classe B, que têm dois empregos ou filhos em casa e não têm tempo de sair comprar sapatos, terão um serviço exclusivo de estilista, que já fez um clipping das tendências e indicará modelos de acordo com seu estilo. Gastando apenas 3 ou 4 minutos, ela poderá ter um sapato novo a cada mês. Já a mulher da classe C poderá desfrutar de um serviço exclusivo e sapatos alinhados à moda, por um preço razoável”, explica o CEO.
Grinda avalia que o formato de assinaturas tem agradado as brasileiras. “O Brasil está crescendo de maneira intensa e todo o mercado de trabalho tem contribuído para isso, homens e mulheres. O momento é muito apropriado para o modelo proposto pela Shoes4You, pois as pessoas têm cada vez menos tempo disponível para essas situações. Nosso serviço é uma maneira simples e fácil de fazershopping. As brasileiras adoram sapatos!”, comemora. A expectativa da empresa é vender 50 mil pares em 2012.

Mercado de assinaturas: a prática

Ainda que seja cedo para apontar uma tendência, o mercado já dá sinais de que está passando por um intensivo processo de transição para o setor de serviços, no qual o modelo de assinaturas pega carona. Essa é a opinião de Adriano Amui, professor da ESPM e diretor do INVENT – Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing. Para ele, o principal impulsionador desse movimento é cultural por um lado, e econômico por outro, na medida em que o produto ou serviço se torna de difícil comparação e permite a prática de margens de contribuição maiores.
Segundo o especialista, são diversos os benefícios de atuar nesse mercado, e destaca que “a venda de assinaturas cria um modelo de receita recorrente para o provedor de serviços, em lugar de contratos fixos que podem ser pagos de forma imediata ou postergados. Ao fracionar as receitas e distribuí-las por uma base de clientes, cria-se um fluxo constante no caixa”.
O modelo de assinaturas ainda permite que os clientes tenham acesso dinâmico ao leque de ofertas, desde que este esteja bem organizado, podendo mudar de categoria durante a vigência do contrato. “Essa possibilidade é importante nos casos em que a empresa prevê a expansão da oferta de determinados serviços, a partir de uma base mínima. A vantagem, nesses casos, é que o cliente... bem, já é cliente. Você não tem o custo de conquistá-lo, posto que ele já estabeleceu um elo com a sua empresa. Agora, é tentar expandir a oferta de benefícios para esse cliente”, afirma.
Para iniciar nesse ramo, Amui orienta que não há como fugir de passos clássicos, como a pesquisa de mercado e de concorrência e a análise de viabilidade e de mercado. Para aqueles que já têm um negócio estruturado, a transição de modelos de venda tradicionais para o de assinaturas impacta vários processos administrativos e de negócio, os quais, a fim de trazer mais benefícios para as organizações, devem ser corretamente planificados.
Ele também recomenda ter um planejamento estratégico sobre a oferta versus a dinâmica desse mercado. Os serviços precisam ter alguma escala associada, como o compartilhamento de algum recurso que reduza os custos operacionais e permita oferecer os serviços para uma gama variada de clientes. Se há limite geográfico, a logística deve estar preparada para dar conta de um pico de demanda, sem comprometer a qualidade final. “Devemos lembrar que a satisfação do cliente não é um objetivo, mas sim uma premissa. Nada deve comprometer essa satisfação”, frisa o professor.
Antenada com essa questão, a Shoes4you adota a política de permitir ao cliente optar por receber ou não o sapato do mês, desde que informe sua escolha até o dia 5. A Sociedade da Mesa segue o mesmo modelo. “As pessoas têm gostos e necessidades diferentes em relação a vinhos. Nem todos apreciam, por exemplo, os rosés. Assim, é justo que elas paguem somente pelo o que lhes agrade. Isso se torna, ainda, uma ferramenta de fidelização”, afirma Dario Taibo.

Entregas sem demoras

A terceirização das entregas é mais uma consequência e menos um problema da especialização nas cadeias de valor. Se o serviço por assinaturas prescinde da entrega de produtos físicos, é prudente escolher um bom parceiro, com custo e qualidade compatíveis com as necessidades do negócio em questão. “É necessário criar estruturas integradas de processos com o intuito de diminuir eventuais lacunas no relacionamento com esse parceiro”, recomenda Amui.
Ele salienta que essa é uma grande oportunidade para prover, por exemplo, sistemas de localização de pedidos e entregas. “Para o cliente final, isso pode significar maior confiabilidade e comodidade, traduzida pela impressão de segurança e controle transmitida pela disponibilidade desse tipo de informação”, finaliza.

8 lições para ter sucesso no ramo de assinaturas

  1. Desenvolva serviços em camadas, de modo que, ao organizá-los internamente, esses serviços se beneficiem de uma estrutura comum de custos. Crie ofertas, na camada mais baixa, com uma lucratividade mínima e tenha pacotes gradativos de maior qualidade, com maior margem.
  2. Ofereça uma proposta clara de valor por segmento.
  3. Determine claramente os processos para suportar esses serviços, deixando evidente para os responsáveis suas atribuições.
  4. Crie processos bem amarrados e que suportem toda a cadeia de valor.
  5. Estabeleça parcerias com fornecedores que possam suportar sua operação com custos e níveis de qualidade apropriados.
  6. Desenvolva a automação de processos de forma a obter ganhos gerenciais.
  7. Crie uma visão única sobre o cliente, para aprimorar a qualidade das entregas.
  8. Sempre olhe à frente e prepare-se adequadamente para manter os níveis de serviço e custos competitivos, à medida que o negócio crescer. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10 motivos para você fazer um curso de Coaching


Muita coisa por fazer e não sabe por onde começar? As tarefas estão todas ali, prontas para serem executadas, qual você fará primeiro?

Coaching é uma metodologia que une ferramentas de diversas áreas da ciência e do comportamento humano. É um processo que visa melhorar a performance de uma pessoa, com mudanças positivas e duradouras, tanto na vida pessoal como profissional. O presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques, lista 10 dez bons motivos para você procurar um curso de coaching.
- Não saber qual caminho seguir;
Não são apenas os pré-vestibulandos que não sabem qual carreira seguir. Em qualquer fase da vida, uma pessoa pode se deparar com alguma dúvida, seja ela no aspecto profissional ou pessoal. O coaching vai levar você a se conhecer e saber o que realmente deseja.
- Por onde devo começar;
Muita coisa por fazer e não sabe por onde começar? As tarefas estão todas ali, prontas para serem executadas, qual você fará primeiro? Organizar-se e definir prioridades são algumas das várias, ferramentas do coaching. Na formação você será auxiliado a definir e traçar metas otimizando suas atividades.
- Como fazer as coisas darem certo;
Nada dá certo! Será que estou fazendo do modo certo? O jeito certo de fazer as coisas é o seu jeito, com as ferramentas de coach você vai ser conduzido a encontrar as soluções mais assertivas dentro você, e vai aprender a trabalhar o que está te satisfazendo e o que lhe desagrada. O Coaching não é uma consultoria, pois não decide por você o que fazer, e sim leva você a tomar as decisões baseada na sua história de vida e em seus sonhos.
- 24 horas, são o suficiente SIM!
Você tem todo o tempo do mundo, 24 horas, se preferir são 1.440 minutos, ou melhor, são 86.400 segundos, nada de reclamar a falta de tempo. No processo coaching você aprenderá técnicas para administrar seu tempo, aproveitando-o melhor, distribuindo todas as atividades nos 86.400 segundos diários.
Muita coisa por fazer e não sabe por onde começar? As tarefas estão todas ali, prontas para serem executadas, qual você fará primeiro? (Imagem: Thinkstock)

- Como finalizar os projetos que inicio;
A dificuldade seguir a diante em um projeto, pode ser um obstáculo para conquista dos objetivos. A falta de foco é um dos principais problemas no desenvolvimento de um projeto ou alguma atividade. No curso de coaching, você aprenderá a ter foco, traçar objetivos e a atingir suas metas.
- Necessidade de mudança;
Muitas pessoas têm resistências a mudanças, outras nem pensam na possibilidade. Desde uma mudança de hábito, rotina, carreira e até de cidade, por exemplos, são fatores que podem causar um certo desconforto em uma pessoa. O coaching trabalha com o autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e pontos de melhoria, transformação e mudança são uma conseqüência do processo.
- Busca por resultados;
O coaching vai levar você a desenvolver seu potencial infinito e alcançar resultados mais satisfatórios a curto prazo de acordo com o seu planejamento.
- Conciliar vida pessoal e profissional;
Conciliar vida profissional e pessoal é um desafio do século XXI. Alguns pensam ser humanamente impossível. Mas acredite é possível O Coach te conduzirá a executar de maneira plena.
- Ser mais FELIZ
O Coaching é uma ferramenta poderosa, de superação de obstáculos, motivação, equilíbrio e transformação, para a busca de auto-realização e consequentemente a felicidade plena. A pessoa que busca um curso de coaching passa a amar-se e respeitar-se, aceitando-se e respeitando a si e ao próximo, melhorando assim seu relacionamento com as pessoas.
O IBC oferece várias formações em coaching, e um delas é Professional & Self Coaching –PSC, que proporciona a você a oportunidade de identificar seus valores essenciais, e criar uma visão de futuro, em busca do desenvolvimento de novas habilidades e competências. Estruturação de metas e no desenvolvimento do seu potencial infinito, em um processo de aprendizagem e desenvolvimento contínuo, direcionado a conquista de objetivos e obtenção de resultados satisfatórios. 
Fonte: da redação da revista Administradores.

Como se faz um milionário?


Por Simão Mairins


O questionamento acima é, literalmente, aquela pergunta de um milhão para a qual todos gostariam de ter a resposta (mas apenas alguns poucos a conseguem). No início do século XX, um jovem norte-americano recebeu o desafio de descobri-la e ensiná-la ao mundo. Em campo, ele investigou os segredos de 500 fortunas e acompanhou de perto o trabalho de quem as construiu. Em 1928, o resultado de tudo isso veio a público no primeiro dos vários livros que aquele rapaz viria a publicar ao longo da vida.
O jovem era Napoleon Hill e aquele primeiro livro ganhou o título de A Lei do Triunfo. Até hoje, seus estudos já renderam mais de uma dezena de obras, lidas por milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive boa parte dos grandes milionários de hoje. Mas, afinal, quais são esses segredos que ele descobriu?
Napoleon Hill viu de perto homens como Henry Ford, Theodore Roosvelt e John Rockefeller construírem seus patrimônios e elencou uma série de variáveis comuns a todos eles que, segundo sua análise – corroborada por grandes executivos e acadêmicos da época – seriam determinantes para o sucesso financeiro.
No livro Think and Grow Rich, publicado no Brasil com o título Quem Pensa Enriquece, Hill elenca 13 passos para a riqueza, os quais classifica como "a mais breve e confiável filosofia de realização individual jamais apresentada, em benefício de quem estiver procurando uma meta de vida".
Na prática, a ideia de Hill se resume a colocar o cérebro para funcionar em função de um objetivo, que nesse caso é a riqueza. Tornar o triunfo financeiro realmente uma ideia fixa. Em uma passagem de Quem Pensa Enriquece, por exemplo, o autor conta a história de Edwin C. Barnes, que – mesmo vivendo quase na miséria – se aventurou em busca de uma inimaginável sociedade com ninguém menos que Thomas A. Edison, que conseguiu tendo uma coisa em mente, conforme relata Napoleon Hill: "Vou afastar qualquer possibilidade de ater em retirada e apostar todo o meu futuro na minha capacidade de conseguir o que desejo".


Por trás da riqueza
No Brasil, o caso mais clássico de um milionário com história parecida com a de Edwin C. Barnes é o de Silvio Santos, que começou a vida profissional como camelô e se tornou dono de um dos maiores conglomerados do país.
Eike Batista é outro brasileiro que tem chamado atenção do mundo por sua riqueza (e, claro, seu jeitão polêmico de ser!). Dono da maior fortuna individual do Brasil e da oitava maior do mundo, ele tem, entretanto, uma história um tanto diferente da de Silvio. Seu pai era empresário e construiu uma longa história do setor de mineração, que coincidentemente é o grande nicho das empreitadas de Eike.
No caso de Silvio Santos – com exceção de algumas excentricidades que lhe são peculiares e, mais recentemente, a mega fraude no seu Banco Panamericano, que ainda está sendo investigada mas já rendeu a prisão do principal executivo do Grupo – sua história não contém muitos eventos questionáveis.
Já Eike Batista é uma figura controversa. Admirado por uma massa ávida por chegar aonde ele chegou, é também alvo das críticas e, muitas vezes, ódio de gente que vai desde os simplesmente críticos da sua riqueza em um país de tantos pobres até os que desconfiam do tom especulador de sua atuação no mercado. Além disso, alguns dos seus empreendimentos estão envolvidos em sérias polêmicas, como é o caso da construção do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, cujos impactos sociais para a população carente do local e o meio ambiente têm sido bastante criticados.
Na própria história de Napoleon Hill, uma figura com a qual manteve um vínculo muito próximo – e é apontada por ele próprio como seu grande mentor – é visto com controvérsia pelos historiadores. Andrew Carnegie, que teve uma juventude pobre e acabou se tornando um dos maiores industriais dos EUA, foi quem propôs a Hill o grande desafio de descobrir o segredo dos grandes milionários.
Conhecido por se preocupar com a justiça social e ter práticas filantrópicas, Carnegie ajudou a construir bibliotecas, museus, salas de concertos e diversas fundações de ajuda. Por outro lado, é acusado de fazer grandes negócios aproveitando-se de suas relações próximas com políticos e administrar com mãos de ferro suas empresas, com jornadas semanais de trabalho superiores a oitenta horas e reprimindo greves de forma violenta.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

10 dicas para o empresário fazer SEO

Com indexação, prioridade, otimização conteúdo e geração de popularidade, somando uma série de fatores e técnicas, são feitas melhorias na forma com que os sites foram desenvolvidos, no conteúdo deles e na quantidade de links que apontam para os mesmos.
Posicionar seu site e seus produtos nas primeiras colocações de um site de buscas não pode ser visto mais como um bicho de sete cabeças. O Search Enginee Optimization (SEO) é responsável por essa exposição.
Com indexação, prioridade, otimização conteúdo e geração de popularidade, somando uma série de fatores e técnicas, são feitas melhorias na forma com que os sites foram desenvolvidos, no conteúdo deles e na quantidade de links que apontam para os mesmos, gerando assim uma melhor qualificação.
E, para desmistificar essas técnicas e fazer com que esse conhecimento estratégico não seja mais segredo para ninguém, abaixo relaciono 10 dicas para que os sites ganhem mais chances de aparecer entre as melhores posições nos buscadores:
1. Pesquise e escolha em quais palavras-chave você vai focar levando em conta os recursos que tem à disposição e a competitividade das palavras.
2. Ao escolher suas palavras-chave, não foque apenas nas palavras-chave genéricas como "notebook", procure ter um mix com termos mais específicos, que serão menos competitivos e convertem melhor.
3. Não meça somente posicionamento nos resultados de busca. Procure mensurar o sucesso do seu SEO medindo o incremento nas metas do seu site, sejam elas quais forem, como, por exemplo, vendas, geração de leads ou downloads. SEO é marketing e não "otimização de posicionamento de palavra-chave" – portanto, deve ser mensurado da mesma maneira que outros canais.
4. Otimize os títulos e a descrição de suas páginas. Inclua suas palavras-chave e fique atento para o limite de caracteres de cada meta tag (70 para títulos e 156 para descrições).
5. Tenha alguém responsável pela produção e distribuição do conteúdo do seu site. Se precisar, contrate um redator para escrever conteúdo único e informativo sobre seus produtos e serviços.
6. Invista em SMM. Ter uma presença bem estabelecida nos canais sociais como, por exemplo, Facebook, Twitter e Google Plus são importantes também para o seu SEO.
7. Torne seu conteúdo fácil de ser compartilhado usando botões sociais do Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus e outros que achar interessante.
8. Caso seu site seja um e-commerce, a dica mais importante é a seguinte: cuidado na escolha de sua plataforma. Pesquise bem, procure por cases e questione a plataforma quanto aos itens referentes a SEO, e sobre o quanto a plataforma é amigável as ferramentas de busca.
9. Crie uma conta no Ferramentas para Webmasters do Google (www.google.com.br/webmasters/) para configurar e monitorar o seu site no Google.
10. Leia o livro "A Arte do SEO". É a melhor referência sobre SEO disponível hoje no mercado.


Gustavo Bacchin é Diretor de Operações da Cadastra, uma das maiores agências de marketing digital do país, reconhecida pela forte atuação e pioneirismo em search marketing.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CURSO DE ENGENHARIA DO SUCESSO

PROGRAMA ENGENHARIA DO SUCESSO E LIDERANÇA


O que é a Engenharia do Sucesso?


A Engenharia do Sucesso é um curso baseado num processo de coaching que através de uma metodologia especifica resultado da combinação de avançadas técnicas de desenvolvimento e transformação pessoal, tem como objetivo auxiliar pessoas a elevar suas performances, compreender e transformar situações, desenvolver habilidades, buscar novos entendimentos (acima de tudo sobre si mesmo) e esclarecimentos para conquista de uma vida mais plena e mais feliz no âmbito profissional e pessoal.


"Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve" (Anthony Robbins)
Esse programa se resume em duas palavras: SUPERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO.


Cada pessoa é única... e deve ser sempre valorizada em sua individualidade, por isso esse programa de desenvolvimento e transformação pessoal deve ser feito individualizado para que se atinja os objetivos traçados... FOCO EM SUAS METAS + AÇÃO = RESULTADOS
O engenheiro do sucesso é aquele que sabe transformar sua vida e a vida das outras pessoas para que saiam da inércia e nunca mais voltem ao estado original... 
O engenheiro do sucesso é autodisciplinado, espiritualizado, pois precisa ter controle sobre suas emoções...
O engenheiro do sucesso é aquele que sabe como transformar seus sonhos em realidade... para isso ele alinha todos os fatores que levam alguém ao sucesso para que o desenvolvimento seja eficaz, permanente e traga os resultados esperados... (o engenheiro do sucesso é multidisciplinar, multifacetado e integrado as novas tecnologias)... 
Deixe de protelar sua vida; Deixe a timidez de lado; Deixe as suas crenças limitantes que te atrapalham... VENÇA NA VIDA...
Quanto custa para você perder mais um ano em sua vida, protelando e deixando sempre para depois? Quanto custa deixar de ir em busca de seus sonhos por mais um tempo?...
O QUE SE PERDE NÃO É O TEMPO NA VIDA. O QUE SE PERDE É A VIDA AO PERDER-SE TEMPO.
Venha fazer esse programa de aprendizado da Engenharia do Sucesso e Liderança... através desse processo, você começará a ver e se preparar para uma vida diferente e mais satisatória em todos os sentidos (pessoal, profissional, financeiro)... ENTRE EM CONTATO... (19) 3012-0970... ou engenhariadosucesso23@gmail.com


DISCIPLINAS:
- AUTOCONHECIMENTO E ESPIRITUALIDADE;
- COACHING APLICADO PARA RESULTADOS RÁPIDOS;
- PNL A NOVA TECNOLOGIA DO SUCESSO;
- AUTODESENVOLVIMENTO;
- EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA;
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA (aprendendo a trabalhar com dinheiro);
- MARKETING 3.0;
- WEB 2.0;
- TÉCNICAS DE VENDAS;
- TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO;
- LIDERANÇA;
- COMUNICAÇÃO;
- RELAÇÕES HUMANAS;
- FILOSOFIA E ÉTICA.


"SE VOCÊ PENSA QUE PODE REALIZAR OU SE VOCÊ PENSA QUE NÃO PODE. DAS DUAS FORMAS VOCÊ ESTÁ CERTO. O QUE VOCÊ PENSA É O QUE DETERMINA O QUE VOCÊ É". (HENRY FORD)
"QUEM QUER FAZER ALGUMA COISA, ENCONTRA OS MEIOS. JÁ, QUEM NÃO QUER NADA FAZER, SEMPRE ENCONTRA AS DESCULPAS". (PROVÉRBIO ÁRABE)
"NÃO SE PODE ENSINAR ALGUMA COISA A UM HOMEM; APENAS AJUDÁ-LO A ENCONTRÁ-LA DENTRO DE SI MESMO". (GALILEU GALILEI).



sábado, 21 de janeiro de 2012

Tudo o que você queria saber sobre Franquias!

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.
É uma sistemática de negócio, formalizada por um contrato, onde a pessoa jurídica (o franqueado) atua no mercado utilizando o nome/marca de uma outra pessoa jurídica (o franqueador), sendo esta normalmente já consagrada.
Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
Vantagens do franqueado
Para o franqueado, esta sistemática é vantajosa por:
a) iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado.
b) contar com o apoio (que inclui orientação e treinamento) do franqueador, pois o mesmo tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
c) utilizar a tecnologia de produção, comercialização, marketing, entre outras, já desenvolvida pelo franqueador.
Vantagens do franqueador
Para o franqueador, as principais vantagens são:
a) aumentar a divulgação de seu nome/marca, inclusive em outros estados e/ou países.
b) aumentar seu faturamento por meio da cobrança do uso do nome/marca, tecnologia ou pela venda de produtos para o franqueador revendedor.
c) não ser necessário investir capital em forma de instalações, equipamentos e recursos humanos (com exceção de algumas despesas operacionais de controle das franquias realizadas), para obter os benefícios descritos anteriormente.
Contrato de franquia
Instrumento pelo qual o franqueador concede seu uso a outro empresário que é o franqueado, assim como o direito de distribuição, prestando-lhe assistência técnica e administrativa para viabilização de negócios ou sistema operacional detidos ou desenvolvidos pelo franqueador, mediante o pagamento de uma taxa inicial e/ou percentual sobre o volume dos negócios realizados pelo franqueado.
No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14 de fevereiro de 1994, conhecida como Lei das Franquias.
Passo a passo para adquirir uma franquia
1) Fazer uma auto-avaliação para medir suas chances de sucesso no mundo empresarial.
2) Entender as diferenças entre um negócio independente e uma franquia.
3) Informar-se sobre o funcionamento de um franchising.
4) Escolha do segmento e ramo.
5) Contatar a franquia escolhida para obter as informações básicas do negócio e a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um tipo de manual que deve conter as informações sobre a empresa franqueadora e ser entregue a todos os candidatos a franqueados, conforme estabelece a Lei de Franquias.
6) Visitar os franqueados da rede para certificar-se de que o negócio é um sucesso.
7) Antes de assinar o contrato, fazer uma comparação com o que está escrito na COF. Na dúvida, busque auxílio de consultoria especializada.
FONTE:  Sebrae Nacional

O que não fazer ao buscar investidores para a sua empresa

Escrito por Mariana Iwakura

Conquistar investidores de venture capital para lançar ou desenvolver o seu negócio não é um processo simples. Fazer a abordagem correta e um pitch que desperte o interesse dos interlocutores é uma arte que precisa ser refinada. Aaron Levie, cofundador da Box, empresa de compartilhamento de conteúdo on-line, diz à Entrepreneur: “É preciso ter uma história à prova de balas”. Levie levantou US$ 162 milhões em cinco rounds de investimentos e estima ter feito pitches mais de 30 vezes. A revista americana apontou estes erros comuns entre quem vai encarar os investidores. Confira tudo o que você não deve fazer.
1. Não entre em contato com todos os investidores da região. Atirar para todo lado com um pitch generalizado não aumenta as suas chances de conseguir um investimento. Nem todos estão interessados nos mesmo tipos de empresa, tampouco têm o mesmo montante para investir. Pesquise o fundo para o qual você quer fazer o pitch e levante informações sobre as empresas que receberam aportes dele e em que estágio de crescimento elas estavam. Essas informações básicas vão moldar o seu pitch ou excluir potenciais investidores da sua lista.
2. Não faça uma apresentação gigante. Muitos empreendedores exageram no PowerPoint, o que deixa os investidores entediados e com pouco tempo para fazer perguntas. O recomendado é um máximo de 15 slides para uma reunião de uma hora, sendo meia hora para a apresentação e o restante para perguntas.
3. Não despreze as perguntas que surgirem. É provável que os investidores queiram fazer perguntas no meio da sua apresentação. Você pode se sentir tentado a responder rapidamente e voltar ao que já ensaiou. Em vez disso, sempre responda perguntas da maneira mais completa possível. Afinal, se você conseguir esse aporte, será uma parceria de longo prazo – e a comunicação será muito importante.
4. Não exagere nos números. Ainda que os investidores estejam procurando o próximo Facebook, eles não querem ouvir pitches irreais, de empresas que supostamente vão atingir bilhões de faturamento. Uma maneira de tornar a sua apresentação mais sensata é identificar seus potenciais rivais e explicar sua estratégia competitiva.
5. Não tente levantar dinheiro somente para o curto prazo. Alguns empreendedores dizem que estão buscando investimento para pagar despesas ou ter caixa por um período de, em geral, de 12 a 20 meses. Mas outra maneira de conquistar esse aporte é estabelecer objetivos para o dinheiro, como alcançar um determinado número de downloads do seu aplicativo.