sábado, 21 de janeiro de 2012

O que não fazer ao buscar investidores para a sua empresa

Escrito por Mariana Iwakura

Conquistar investidores de venture capital para lançar ou desenvolver o seu negócio não é um processo simples. Fazer a abordagem correta e um pitch que desperte o interesse dos interlocutores é uma arte que precisa ser refinada. Aaron Levie, cofundador da Box, empresa de compartilhamento de conteúdo on-line, diz à Entrepreneur: “É preciso ter uma história à prova de balas”. Levie levantou US$ 162 milhões em cinco rounds de investimentos e estima ter feito pitches mais de 30 vezes. A revista americana apontou estes erros comuns entre quem vai encarar os investidores. Confira tudo o que você não deve fazer.
1. Não entre em contato com todos os investidores da região. Atirar para todo lado com um pitch generalizado não aumenta as suas chances de conseguir um investimento. Nem todos estão interessados nos mesmo tipos de empresa, tampouco têm o mesmo montante para investir. Pesquise o fundo para o qual você quer fazer o pitch e levante informações sobre as empresas que receberam aportes dele e em que estágio de crescimento elas estavam. Essas informações básicas vão moldar o seu pitch ou excluir potenciais investidores da sua lista.
2. Não faça uma apresentação gigante. Muitos empreendedores exageram no PowerPoint, o que deixa os investidores entediados e com pouco tempo para fazer perguntas. O recomendado é um máximo de 15 slides para uma reunião de uma hora, sendo meia hora para a apresentação e o restante para perguntas.
3. Não despreze as perguntas que surgirem. É provável que os investidores queiram fazer perguntas no meio da sua apresentação. Você pode se sentir tentado a responder rapidamente e voltar ao que já ensaiou. Em vez disso, sempre responda perguntas da maneira mais completa possível. Afinal, se você conseguir esse aporte, será uma parceria de longo prazo – e a comunicação será muito importante.
4. Não exagere nos números. Ainda que os investidores estejam procurando o próximo Facebook, eles não querem ouvir pitches irreais, de empresas que supostamente vão atingir bilhões de faturamento. Uma maneira de tornar a sua apresentação mais sensata é identificar seus potenciais rivais e explicar sua estratégia competitiva.
5. Não tente levantar dinheiro somente para o curto prazo. Alguns empreendedores dizem que estão buscando investimento para pagar despesas ou ter caixa por um período de, em geral, de 12 a 20 meses. Mas outra maneira de conquistar esse aporte é estabelecer objetivos para o dinheiro, como alcançar um determinado número de downloads do seu aplicativo.

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