sexta-feira, 17 de maio de 2013

COACHING INTERNO PARA DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS

Por José Roberto Marques

Empresas são resultados de pessoas, por isso, cada vez mais as organizações investem em treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. Contratar um Coach profissional ou formar Coaches dentro da organização, são excelentes alternativas, pois o Coaching vem se mostrando um eficaz processo de desenvolvimento humano, e demonstra resultados rapidamente.
Realizar o Coaching interno, o que podemos chamar também de Coaching in company, ou ainda, Coaching in group, pode trazer muitos benefícios à organização e a seus colaboradores.
Primeiramente é realizado, junto ao departamento de Recursos Humanos, líderes e gestores, um diagnóstico das necessidades da organização como um todo. Posteriormente são analisados os perfis dos colaboradores e equipes, dando assim um rumo ao processo.
Depois se iniciam as sessões, individuais e em grupos. O Coaching age diretamente no comportamento dos profissionais envolvidos no processo, desenvolvendo habilidades e competências que atenderão as necessidades da organização e dos colaboradores,
estes tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
A outra opção é formar Coaches dentro da organização, ou seja, escolher profissionais para serem capacitados a aplicarem o processo nos demais colaboradores, implantando a cultura de Coaching na empresa. Em ambos os casos, desenvolve-se em toda a equipe maior engajamento entre departamentos e colaboradores, visão sistêmica, melhoria nos relacionamentos, comunicação, motivação, entre outros aspectos que os levarão a maior produtividade. O RH também terá uma poderosa ferramenta de recrutamento, descoberta de novos talentos, retenção e desenvolvimento dos mesmos, pois sabendo do perfil de cada colaborador saberá qual a melhor e mais produtiva maneira de utilizá-lo profissionalmente.
Tornar o ambiente confortável e seguro para que profissionais desenvolvam suas atividades com mais assertividade e rapidez, é isso que o Coaching pode proporcionar à organização, todos fazendo parte do processo e principalmente do resultado final.
MAURICIO HASBENI DE MELO
Advogado Especialista em Direito Empresarial pela FGV.
Life Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)
Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Consultor para pequenas e médias empresas.
Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Humano ENGENHARIA DO SUCESSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário