quinta-feira, 9 de maio de 2013

Escassez de líderes – Transforme em oportunidades em sua carreira


Por José Roberto Marques
O mercado é competitivo e está em constante transformação. Por isso, as empresas buscam sempre profissionais qualificados e preparados para enfrentar grandes desafios.  Portanto, buscar aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades e competências, de forma contínua, deve estar entre os principais focos daqueles que desejam alcançar metas extraordinárias em sua carreira.
No início do ano, por exemplo, em uma pesquisa feita pela rede social LinkedIn, com mais de 7 mil profissionais brasileiros, 61% afirmaram que a meta para 2013 é desenvolver habilidades. Curiosamente, esse também é o principal objetivo dos norte-americanos.
A Escassez de Líderes
Mas há um fato que incomoda não só os líderes brasileiros como os mundiais: a escassez de líderes. No Fórum Econômico Mundial, que acontece a 43 anos em Davos, na Suíça, as principais lideranças mundiais: CEOs de grandes empresas, políticos, intelectuais, jornalistas e representantes de segmentos religiosos se reúnem para tratar de diversos temas de interesse global, incluindo o futuro da liderança.
Neste sentido, em uma pesquisa feita em relação à confiabilidade da governança global – que diz respeito não somente ao que tange política, mas também as grandes corporações privadas -, 50,5%  dos entrevistados afirmaram ter pouca ou nenhuma confiança. E apenas 14,6% têm um sentimento positivo em relação aos líderes.
Oportunidades a vista
O ponto-chave aqui é: para alguns há uma necessidade eminente de líderes, mas para o profissional, que busca evolução contínua, esta pode ser revertida em oportunidades de alcançar grandes resultados e projeção em sua carreira. Deste modo, aqueles profissionais que tiverem essa visão de futuro poderão aproveitar esta demanda latente e transformá-la em grandes oportunidades de desenvolver competências e habilidades de liderança e com isso, tornarem-se os líderes que as empresas procuram e necessitam para alcançar não apenas grandes resultados financeiros, mas também melhores práticas de gestão do capital humano e maior confiabilidade no cenário global.
Aperfeiçoe e Desenvolva novas habilidades
psicologia do desenvolvimento humano afirma que através de nossa relação com os desafios é possível desenvolver habilidades ou aprimorar aptidões fundamentais para a nossa construção comportamentalPara um líder, sempre será importante saber comunicar-se bem, trabalhar em equipe, ter capacidade de negociação, de lidar com as pressões, ser proativo, ter autocontrole, autoconhecimento, inteligência emocional e social, visão sistêmica e senso crítico, por exemplo. Todas essas características serão exigidas diariamente, e é preciso estar preparado para enfrentar os desafios, pois como afirmou o escritor britânico C. S. Lewis: “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.” Prepare-se também!

Um comentário:

  1. meu nome é Eduardo, trabalho na área de elétrica, concordo plenamente. Digo que é preciso vencermos nossos conflitos internos e a maneira sobre a qual fomos condicionados, acredito piamente que podemos desenvolver mais
    .

    ResponderExcluir