quarta-feira, 27 de março de 2013

O quanto você é dependente da sua vaquinha?

Por Marcio Okabe

Ouvi de uma amiga de Salvador uma estória que pode ser uma excelente metáfora para gerar mudanças em muitos empreendedores.
A história do monge e a vaquinha
Quantas vezes não aconteceu algo parecido com você?
A estória é sobre dois monges, um aprendiz e outro muito sábio, que foram visitar um sítio bem pobre no qual morava uma família. O monge mais velho falou para o aprendiz que ele deveria fazer o que fosse pedido sem questionar.
Chegando na humilde casa, notaram que a família era composta por um casal e três filhos. Eles estavam mal vestidos e claramente passavam necessidade. O monge mais velho então perguntou para o pai de família o que eles faziam para sobreviver.
Ele respondeu que tinham uma vaquinha que apesar de magrinha, dava o sustento necessário para irem tocando a vida. O monge agradeceu e se despediu da família.
Ao saírem da casa, o monge mais sábio falou para o aprendiz “Pegue a vaquinha e jogue-a do precipício.”
O aprendiz arregalou os olhos e tentou questionar que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela humilde família. Porém, ao perceber o olhar do mestre, cumpriu a ordem a contragosto.
Depois de alguns anos, o monge mais novo ficou com remorso e decidiu voltar ao mesmo sítio para ver o que tinha acontecido com a família. Chegando lá, notou que o jardim estava florido e com vários animais, incluindo diversas vaquinhas.
Ao entrar na casa ele percebeu que tudo havia mudado, porém era a mesma família. Então ele questionou:
- Puxa, percebemos que a vida melhorou bastante para vocês, o que houve?
E o pai de família respondeu:
- Depois que vocês foram embora há alguns anos, a nossa vaquinha caiu do precipício e morreu. Achamos que seria o fim do mundo, mas tivemos que nos adaptar e descobrimos habilidades e competências que não conhecíamos em nós mesmos.
Aquele acidente nos forçou a buscar oportunidades e novas fontes de renda que não havíamos pensado enquanto estávamos satisfeitos com a vaquinha.
Moral da história
Todos nós temos uma vaquinha, porém em alguns momentos é necessário matá-la para abrir espaço para novas oportunidades.
Esta história me marcou bastante, pois percebo que ao longo de mais de 10 anos como empreendedor já matei muitas vaquinhas ao longo do tempo, o que me fez correr atrás de novas oportunidades.
E você? Já matou sua vaquinha?

segunda-feira, 25 de março de 2013

A importância do Coaching para um grande homem de negócios


ERIC SCHMIDT: Um Coach realmente ajuda.
Presidente da Google entrevistado por Adam Lashinsky, 
Revista Fortune – 8 de julho/2009
A revista Fortune perguntou a 22 das pessoas mais bem sucedidas 
do mundo: “qual o melhor conselho que você já recebeu?” 
Eric Schmidt respondeu: “Um que me vem à mente é ter um Coach. 
Um jovem membro, John Doerr, em 2002 disse: Meu conselho para 
você é ter um Coach. E eu disse: Bem, eu não preciso de um Coach, 
sou um CEO estabilizado, para que precisaria de um Coach, tem algo 
errado? Ele disse: Não, não, você precisa de um Coach, todo mundo 
precisa de um Coach. Então, Bill Campbell se tornou meu Coach 
e serviu muito bem ao Google. Todo atleta famoso, todo artista famoso 
tem um Coach, alguém para observar o que está fazendo e perguntar: 
É isso mesmo que você quis dizer? Você fez isso mesmo?, dar a eles 
uma perspectiva. Uma das coisas que as pessoas nunca são boas é 
olhar para elas como os outros as enxergam.”

O que as grandes pesquisas falam sobre o Coaching para executivos e empresas:
Estudos divulgados na Revista Fortune, mostram 
que o retorno do investimento no Coaching (ROI) 
é muito alto para as empresas.
Executivos que passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno
quantitativo em 6 vezes o valor do investimento. Algumas melhorias apontadas
como resultado do Coaching:
- Melhor relacionamento com subordinados 77%
- Melhor relacionamento com chefe 71%
- Melhor relacionamento com pares 63%
- Aumento da satisfação com o trabalho 61%
- Aumento de comprometimento 44%
Fonte: Revista Fortune


MAURICIO HASBENI DE MELO
Advogado Especialista em Direito Empresarial pela FGV.
Life Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)
Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Consultor para pequenas e médias empresas.
Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Humano ENGENHARIA DO SUCESSO
 
No mundo existem 3 tipos de pessoas:
As que fazem as coisas acontecerem;
As que seguem as pessoas que fazem;
E as que se perguntam o que aconteceu
.

quinta-feira, 21 de março de 2013

As Regras do General Colin Powell


DICAS DE LIDERANÇA

  1. Nada é tão ruim quanto parece. Amanhã de manhã vai parecer bem melhor.
  2. Fique furioso e depois esqueça.
  3. Evite ter seu ego completamente vinculado à sua posição – afinal, sua posição pode cair.
  4. Isto pode ser feito!
  5. Tenha cuidado com o que você escolhe, porque pode acabar conseguindo.
  6. Não deixe fatos negativos impedirem uma boa decisão.
  7. Não tome as decisões pelos outros. Não deixe os outros tomarem as decisões que são suas.
  8. Cheque os detalhes.
  9. Compartilhe o crédito.
  10. Mantenha-se calmo. Seja gentil.
  11. Tenha uma visão. Seja exigente.
  12. Não aceite conselhos dos seus medos, ou dos pessimistas.
  13. Otimismo permanente é um multiplicador de forças.
 (Fonte: Crescimento Pessoal & Motivação®)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Coaching – O que você precisa saber sobre este processo

Por José Roberto Marques


Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Coaching é um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística) e de ferramentas da Administração de empresas, Esportes, Gestão de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, entre outros.

É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais sejam os desenvolvidos ou os de melhoria, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas/profissionais possam conhecer e atingir seu potencial máximo, e com isso, alcançar suas metas.

Como o Coaching funciona?

Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir objetivos, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados.

Para ser compreendido de forma mais clara, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). Em resumo: "Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente (coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente".

O que faz um Coach?

O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (coachee), levando-o a refletir; chegar a conclusões, definir ações, fazer uma melhor organização do tempo, e principalmente a agir em direção ao alcance de seus objetivos, metas e desejos pessoais e profissionais. A essência do Coaching está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir na direção desejada.

Quando uma empresa deve buscar processos de Coaching?

Uma empresa deve buscar o trabalho de um Coach quando necessita:
- Gerar novos comportamentos e atitudes voltados para resultados.
- Desenvolver a comunicação entre as pessoas, ampliando a sinergia e a confiança. 
- Harmonizar os relacionamentos internos, resolver conflitos entre pessoas ou equipes. 
- Ampliar a produtividade dos colaboradores e das lideranças. 
- Elevar os índices de Satisfação no Trabalho, Motivação e Felicidade. 
- Aumentar as vendas e consequentemente o faturamento. 
- Desenvolver Equipes de Alta Performance.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ética para quê?


Por Carlos Miranda
Mudar a situação de que tanto reclamamos depende de abandonarmos nossas pequenas atitudes desonestas e corruptas...

Você, assim como eu, nunca deve ter ouvido e lido tantas discussões a respeito de ética. 

Estamos vivendo um tempo em que a transparência, a liberdade de expressão e as novas formas de comunicação e conexão social propiciam maior exposição a temas que sempre existiram. 

No entanto, mesmo com a sociedade reagindo e “botando a boca no trombone”, fico extremamente preocupado ao verificar o que estamos fazendo de concreto para mudar o quadro. 

Apesar de gerar indignação e protestos – mas não catalisar mudanças –, essa avalanche de notícias de escândalos, corrupção e acidentes facilmente evitáveis é tratada como se tivesse acontecido em um país distante ao qual não pertencemos e, ainda mais, sobre o qual não temos a menor responsabilidade. 

Infelizmente, a desonestidade e a corrupção, base de grande parte de nossos problemas, existem e ainda são largamente praticadas nas relações mais básicas de nosso dia a dia. 

Mudar essa situação, de que tanto reclamamos, não depende de grandes revoluções, povo na rua ou caras pintadas, mas fundamentalmente de abandonarmos os pequenos atos desonestos e corruptos que praticamos. 

Lamentavelmente, em nosso país ainda encontramos aqueles que, por não concordarem com as leis, com a carga tributária ou com o rigor de determinadas regras estabelecidas para uma boa convivência social, preferem desobedecer, sem perceber que isso é tão imoral quanto a atitude dos políticos corruptos que tanto criticamos. 

Parar com essa prática de “interpretar” as regras de acordo com a nossa conveniência e de corromper as leis e as autoridades, por menor que seja o grau, é a grande “revolução” que podemos fazer imediatamente. E isso vale para tudo. É um pacto que deveríamos estabelecer, independentemente de quanto isso possa ser difícil para alguns. É o “sacrifício” que uma revolução exige. 

Isso significaria pagar impostos corretamente, assumir e aceitar uma multa por excesso de velocidade, independentemente das consequências, não tentar “livrar” um filho do serviço militar pedindo para um “pistolão”, não comprar produtos piratas, não “cortar” os outros no trânsito, por mais atrasados que estejamos. Enfim: respeitar e cumprir 100% das leis de nosso país, sem se importar se as outras pessoas fazem o mesmo ou não. 

Só assim poderemos esperar que, por meio de nossos exemplos, surja uma geração que veja a corrupção como algo estranho e anormal. 

Nesse pacto, o novo empreendedor terá papel fundamental, agindo de forma ética, não permitindo nenhuma espécie de desvio de conduta em seus negócios e, acima de tudo, espalhando a nova onda para todos os seus parceiros de negócios. 

Dessa forma, poderemos ter esperança de um dia deixarmos de assistir todos os dias a cenas protagonizadas por policiais corruptos ou políticos que, em vez de terem curriculum vitae, têm folha corrida e, principalmente, a tragédias como a de Santa Maria. 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O QUE FAZER PARA SE TORNAR UM MILIONÁRIO?


CURSO DE ENGENHARIA DO SUCESSO 2017
(Baseado na (re) construção do conhecimento estruturado e no Coaching)

Você já se planejou este ano? 
Você quer continuar trabalhando para alguém ou empreender?
Quais suas metas para 2017, 2018...
Você já pensou em quanto quer ganhar por mês, por ano, ao longo da vida?
Você busca SUA  independência financeira?

Todos nós temos o direito de ser prósperos e ricos na vida.
Você pode ter aquele carrão do ano, você pode ter aquela casa dos sonhos, fazer aquela viagem de cinema, ter aquele barco de 45 pés, viajar de jatinho.
Que tal comer nos melhores restaurantes?
Que tal acordar na hora que seus olhos abrem sem ser incomodado pelo despertador e pelo compromisso de chegar às 7:00 da manhã no seu trabalho, enfrentando um trânsito estressante e louco e ainda ter que dar satisfação ao seu chefe por ter chegado atrasado!
Nós podemos mudar de vida, estamos na era da informação, na  melhor época de todos os tempos para se viver desde a criação do mundo, pois o bem mais precioso a "informação" está disseminada facilmente pelo mundo, e os segredos para se tornar um MILIONÁRIO finalmente foram revelados e ESTÃO DISPONÍVEIS para quem quer mudar para uma vida de felicidade, riqueza e alto estilo, e o mais importante, com muita saúde!
Estes SEGREDOS, que não são bem um "segredo", mas um processo, vão ser revelados neste CURSO DE ENGENHARIA DO SUCESSO e você vai se surpreender e ficar de boca aberta com o que vai DESCOBRIR.
Muitas pessoas estão enriquecendo com esses SEGREDOS e você? No mundo tem riqueza abundante para todos...Mas você tem que aprender a buscar a sua... nada vem de graça... Você precisa do CONHECIMENTO PARA CHEGAR NA RIQUEZA!
Venha DESCOBRIR esses segredos, ou seu colega pode estar lendo agora este artigo e sair na sua frente!!
Sei que você não quer passar por dificuldades financeiras a vida inteira, então faça um favor para você mesmo, matricule-se já!!

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:

COORDENAÇÃO:
MAURICIO HASBENI DE MELO
Advogado/Empreendedor/Professor/Consultor Empresarial/Coach e Mentor para Negócios.
Graduado pela Faculdade de Tecnologia (FATEC/UNESP).
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Especialização em Políticas Públicas pela UNIBEM.
Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Consultor para pequenas e médias empresas.
Criador e Coordenador do Clube do Empreendedor.
Consultor Estratégico de Marketing e Vendas.
Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Humano ENGENHARIA DO SUCESSO.
Para inscrições e informações:
WhatsApp: (19) 99303-0848
E-mail: hasbeni@gmail.com

No mundo existem 3 tipos de pessoas:
As que fazem as coisas acontecerem;
As que seguem as pessoas que fazem;
E as que se perguntam o que aconteceu
.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Construindo atitudes positivas nos negócios

Por Jerônimo Mendes

Atitudes mentais positivas são fundamentais para prosperar no mundo dos negócios. Nada na vida pode ser construído sem paixão e entusiasmo.

De acordo com Jeffrey Gitomer, autor de O Livro de Ouro das Atitudes, criar uma percepção e uma conscientização sobre atitude são os primeiros passos para adquirir uma atitude positiva. Poucas pessoas são ensinadas a manter uma atitude positiva desde a infância e isso não faz parte do currículo escolar.
A maioria delas acredita que tem atitudes mentais positivas, mas, na prática, ao menor sinal de pressão, desanimam com facilidade e acabam destruindo o pouco que conseguiram construir em momentos de lucidez. Otimismo e pessimismo se alternam com predominância do segundo. É a sua mente negativa conspirando com frequência.
Aposto que se você perguntar a todos os seus amigos a respeito, muitos vão dizer que se consideram pessoas otimistas, de atitude, capazes de superar problemas com frequência. É difícil admitir o contrário.
Da mesma forma, você já notou que a atitude mental positiva de algumas pessoas incomoda? A impressão que se tem é a de que uma pessoa otimista é alienada, vive no mundo da lua, não tem noção da realidade.
De fato, para muitos, é menos doloroso, ou mais prazeroso, pensar assim do que tentar mudar a sua própria condição. A síndrome do "coitadinho" é inerente ao ser humano, utilizada como refúgio e justificativa para tudo aquilo que a sua atitude mental negativa não consegue mudar.
O lado ruim de tudo isso é que, quanto mais você avança no tempo, mais difícil se torna a mudança. Portanto, enquanto ainda é jovem e tem um bom tanto de vida pela frente, quanto mais rápido você ajustar o discurso e a sua forma de pensar, mais benefícios vai atrair para sua vida e para seus negócios.
Em síntese, quanto mais você trabalha sua atitude, menos vulnerável se torna em relação aos aspectos negativos provocados por ela. Ao ler as histórias de Akio Morita (Sony), Soichiro Honda, Alexandre Costa (Cacau Show), Raul Candeloro (Venda Mais) e Eloy D´Avila (Flytour), entre outros, vai descobrir o verdadeiro valor de uma atitude mental positiva. Todos prosperaram em meio ao caos.
Agora, vamos transportar tudo isso para o mundo dos negócios. Se você possui uma atitude mental negativa, o sucesso alheio incomoda, chega a dar ódio. Por que é que você trabalha tanto para conseguir um pouco e algumas pessoas, para as quais você não dava nada, continuam prosperado?
Parte disso está diretamente relacionada com os seus modelos e as suas atitudes comparadas com as do seu suposto concorrente. Não estou falando aqui de grandes corporações. Refiro-me a pequenas e médias empresas que ainda seguem lutando para se posicionar no mercado e se manter em pé. O que acontece nas grandes corporações é uma realidade bem diferente.
Como mudar isso? A reflexão e a resposta para algumas questões são fundamentais para descobrir de que lado você está. A realidade não muda se você não mudar a forma de encarar as adversidades que estarão caminhando, lado a lado, até o fim da jornada, na vida e nos negócios.
1. Você é um empreendedor entusiasmado? Nada pode ser construído sem paixão e entusiasmo, portanto, ao empreender, coloque toda sua alma nisso, procure ver o lado bom das coisas e lembre-se de que, para tudo na vida, existe uma ou mais saídas.
2. Você se considera intimamente feliz? Se o dinheiro for a sua única esperança de vida, você nunca alcançará essa tal felicidade, portanto, a despeito de tudo o que possa lhe acontecer nos negócios, e vai acontecer, o que vai mantê-lo vivo é a sua felicidade interior; com dinheiro ou sem dinheiro, siga em frente, continue caminhando, pois, as coisas mudam com rapidez.
3. Você tem um bom discurso? Fale sobre o lado bom das coisas, mantenha um diálogo aberto e positivo, ignore a concorrência, mantenha distância daqueles que tentam desencorajá-lo, faça exatamente aquilo que a sua atitude mental positiva manda; priorize palavras que aumentem a sua atitude positiva.
4. Você focaliza as oportunidades em vez dos obstáculos? Já dizia Henry Ford que obstáculos são aquelas coisas medonhas que você quando tira os olhos do seu objetivo principal, portanto, evite coisas do tipo "não posso", "não devo", "não quero", "não vou" e utilize mais frequência "como", "quando", "o que", "quem" e "quanto".
5. Você procura aprender e crescer todos os dias? O mundo dos negócios é muito dinâmico e está em permanente reciclagem, portanto, é necessário reavaliar o conhecimento todos os dias; não há nada que não possa ser ensinado e nada que não possa ser aprendido; quanto mais você aprende sobre o seu próprio negócio, mais eleva a sua própria condição.
6. Qual é a origem da sua motivação? Se o seu negócio, de alguma forma, existe para ajudar milhares de pessoas, é um bom começo; embora seja necessário ganhar dinheiro, o desprendimento em relação ao dinheiro vai torná-lo mais útil e produtivo do que a maioria dos empresários que conheço.
7. O seu sucesso arrasta os outros para o sucesso? Não há nada mais encorajador e gratificante do que gerar prosperidade e torcer pelo sucesso das pessoas que trabalham contigo e dependem do seu negócio; o propósito de fazer as pessoas mais felizes faz toda diferença no sucesso da Disney.
Como diz o próprio Gitomer, atitude positiva não tem nada a ver com o que lhe acontece ou acontece com os seus negócios, mas, o que você faz com o que lhe acontece ou como você reage a isso.
Pense nisso, empreenda e seja feliz!