sexta-feira, 29 de abril de 2011

5 dicas para poupar dinheiro

Tenha uma atitude milionária – A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato, quando, na verdade, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade. Segundo Harv Eker, autor da obra Os segredos da mente milionária, da editora Sextante, existem alguns hábitos e pensamentos de quem é rico, entre eles:


Pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar, enquanto pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.
Ricos pensam grande e focalizam oportunidades no lugar de obstáculos.
Buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos.
Administram bem seu dinheiro.
Agem apesar do medo.
Colocam o dinheiro para dar duro por elas em vez de dar duro para receber dinheiro.


Entenda (e fuja!) dos quatro erros mais comuns – Gustavo Cerbasi afirma que existem quatro grandes erros comuns a praticamente todo ser humano pobre. Segundo ele, todo pobre é pobre porque:


Despreza os pequenos valores.
Não se esforça por uma boa negociação.
Não tem percepção financeira.
Não sabe aonde quer chegar.


Reestruture as finanças – Antes de pensar em investir, é preciso organizar as dívidas e quitá-las quanto antes.


Planeje suas condições de ganho – Para Paulo Portinho, a base de toda a organização das finanças pessoais é o orçamento familiar. Isso significa que é preciso montar uma planilha que contenha todos os gastos e entradas mês a mês para, então, conseguir fazer uma projeção dos próximos seis meses a um ano. Questione-se:


Sua renda é suficiente para cobrir seus gastos?
Qual categoria de despesas lhe consome mais renda?
Onde é possível cortar sem comprometer o conforto da família?
Quanto você ganha?
Quanto você gasta?


Queira ser rico! – Quando uma pessoa não sabe o que quer, é mais complicado criar uma estratégia, pois trabalha para resolver os problemas de hoje e não pensa em liberdade no futuro. Quando se cria o costume de investir sempre, todos os meses, o montante economizado vai automaticamente gerar mais renda, sem que a pessoa se preocupe com ele, o que proporciona que ela tenha mais tempo para fazer o que realmente gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário