quinta-feira, 28 de abril de 2011

DICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS

COMPROMETA-SE
 Considere a busca por novos clientes parte integrante de sua semana de vendas, com direito inclusive a espaço marcado na sua agenda;
 Peça sempre indicações para melhores clientes;
 Crie uma meta mensal ou semanal de novos contatos.

PREPARE-SE
 Esteja certo do seu valor e da qualidade daquilo que você vende. É muito fácil ouvir um “não” de um prospect; não desanime e considere essa palavra o início da sua venda;
 Pergunte para seus clientes como usam, o que gostam, quando seu serviço ou produto é útil. Quanto mais utilidades você identificar, maiores são as chances de venda;
 Cada prospect prefere falar com você de um modo particular; Prepare várias maneiras de realizar o primeiro contato: pessoalmente, por telefone, e-mail, carta, secretária eletrônica. Esteja pronto para o que der e vier.

MANTENHA-SE ATENTO AO MERCADO
 Você pode encontrar um possível cliente nos mais diversos lugares e situações. Esteja pronto para aproveitar qualquer oportunidade que surgir numa conversa no barzinho, na praia, no supermercado, ou em qualquer outro lugar;
 Não saia de casa sem alguns cartões de visita no bolso ou na bolsa;
 Ao ler ou escutar uma notícia que possa levar a um possível prospect, anote-a imediatamente; se deixar para depois, você pode virar o jornal de cabeça para baixo que não vai achar o nome de novo (ah, a lei de Murphy...).

PROCURE NOS LUGARES DE SEMPRE
 Você vende para todas as pessoas de seu segmento? Se não, por que algumas não compram? Você já as visitou ou ligou para perguntar?
 Se você tem clientes antigos, é bem provável que eles tenham filhos ou sobrinhos entrando no mercado de trabalho. Em que área? Será que eles podem ser seus prospects?
 Fique atento ao movimento demográfico de seu público-alvo na sua região. Pessoas e empresas mudam de lugar, de interesse, fazem parcerias. O vendedor que primeiro identificar as tendências lucra mais.

MAS TAMBÉM ABRA NOVOS CAMINHOS
 Existem outras pessoas que podem usar o que você vende? Pergunte a seus clientes atuais, veja para quem seus concorrentes vendem. Você vai encontrar as respostas.
 Clubes, associações, palestras, igrejas, todos são locais onde você pode encontrar um bom prospect. Saia um pouco da sua turma de sempre e conheça novas pessoas nesses locais. Grandes negócios surgem daí. Mude a direção de seus olhos e você mudará o que você vê. Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.
 Você é cliente de uma infinidade de estabelecimentos: de loja de roupa a cabeleireiro, passando pelo posto de gasolina do seu bairro. Algum deles é prospect? Conhece alguém que pode vir a ser?

INFORME-SE
 Após identificar o prospect, não entre em contato imediatamente com ele. Gaste algum tempo levantando informações sobre ele: onde trabalha, o que prefere. Em caso de empresas, assegure-se de ter em mãos o ramo de atividade, a posição no mercado, nomes dos responsáveis por compras, entre outras informações.
 Para conseguir tais dados, basta ter os olhos abertos: a pessoa que lhe passou a indicação pode lhe informar muito; no caso de empresas, procure também nos jornais e sites da Internet.

INSISTA
 Muitas vendas só são realizadas após o quarto ou quinto contato; Lembre-se de que o prospect nunca ouviu falar de você, é natural que ele tenha certo receio de fechar o negócio já no primeiro contato;
 Tente novas formas de chegar ao prospect. Telefone, mande cartas e folhetos da sua empresa, e-mails;
 Busque uma aproximação indireta: se você conseguir falar e obter uma resposta positiva dos subordinados ou família do prospect, o contato já está praticamente garantido.

FAÇA A ABERTURA CORRETA
 Esteja sempre preparado pra responder e fazer muitas perguntas. Você e o cliente estão se conhecendo;
 Seja paciente. Primeiro aprenda sobre o seu cliente. Depois, apresente o que você vende;
 Enfoque em suas qualidades únicas, no que diferencia seu serviço ou produto da concorrência. Reforce a economia, tranqüilidade, segurança, ganho que o cliente terá ao fechar a venda. Faça-o imaginar todos esses benefícios.

SAIA COM ALGO GARANTIDO
 Você trabalhou duro para conseguir aquele prospect, não permita que ele saia do encontro ou reunião sem deixar algo: se não um contrato, hora marcada para a próxima venda, informações sobre seus concorrentes, possíveis nomes de outros prospects, razões claras do porquê não comprou de você que possam ser discutidas na empresa, entre outras informações. Desafie-se a sair de cada encontro com mais do que você entrou.
 Não force a primeira venda. Lembre-se de que o importante é desenvolver um relacionamento de confiança com aquele cliente.

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