quarta-feira, 25 de maio de 2011

Educação infantil precisa abordar finanças e empreendedorismo

Desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio são ferramentas essenciais à preparação de nossas crianças e jovens para o futuro

Por influência do capitalismo, que coloca a concorrência, a ambição e o acúmulo de dinheiro como sinônimos de poder e soberania, nossas acrianças são bombardeadas pela visão positiva do consumo desmedido. Pais e professores brasileiros sentem-se despreparados e sem tempo para trabalhar com seus filhos e alunos situações referentes às finanças, assunto tão presente no cotidiano brasileiro.

A sociedade vem exigir modificações nesse cenário, no qual o dinheiro reina sobre valores morais e éticos. Há como transformar essa realidade que nos assola com a mais forte arma que possuímos, a educação, buscando a saúde econômica do país, orientando os alunos a constituírem uma poupança. Diante disso, veem-se muitas e excelentes razões para se educar as crianças sob o olhar da educação financeira e do empreendedorismo.

Dessa forma, fica claro a importância de se preparar cidadãos que enfrentem um mercado crescente, que os pressiona para o consumo. É necessário o desenvolvimento de habilidades e atitudes que permitam regular a conduta pessoal e familiar para o uso racional de recursos econômicos escassos.

A partir dessa perspectiva, a alfabetização econômica e a educação para o consumo proporcionam as ferramentas para que todos possam entender seu mundo econômico, interpretar os eventos que podem afetá-los direta ou indiretamente e melhorar as competências para tomar decisões pessoais e sociais sobre a variedade de problemas econômicos que se encontram na vida cotidiana.

O estudo do desenvolvimento de conceitos econômicos na infância e adolescência vem ganhando espaço nas últimas duas décadas. Isso é provado por uma série de estudos neste âmbito. Porém, ele não tem sido tão evidente em torno do estudo das condições que possibilitam que os indivíduos alcancem seus níveis de alfabetização econômica para atuar eficientemente no mundo econômico.

A partir da educação financeira, a criança tem chance de aprender a planejar gastos e a consumir de modo responsável, livre da alienação consumista. Como a educação exige consistência e repetição, quanto mais cedo se começa, maiores as chances de sucesso na construção de uma mentalidade responsável em relação ao dinheiro. A educação financeira proporciona maturidade para evitar situações de irresponsabilidade financeira e ainda faz mais: ensina a gastar com prazer, a investir, a doar, a poupar, a ser mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário