terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A porta de entrada para o empreendedorismo

Revista Exame PME - 20/12/2011

Com baixo investimento e diversidade de negócios, microfranquias chamam a atenção de brasileiros dispostos a trocar o posto de empregado pelo de patrão.

O constante crescimento do poder aquisitivo da população e a vontade de tocar o próprio negócio, trocando a cadeira de empregado pela de patrão, têm levado um número cada vez maior de brasileiros a empreender. Nesse cenário, as microfranquias despontam como uma porta de entrada, pois exigem baixo investimento inicial, no máximo 50 000 reais, apresentam riscos menores do que os negócios tradicionais e, além disso, o sistema de franchising oferece capacitação continuada, marca conhecida, suporte comercial, de marketing, de operação e jurídico ao franqueado.

Na visão de Artur Hipólito, diretor de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), justamente pelo Brasil ser um país continental e revelar uma economia em franco crescimento, as microfranquias, que apresentam faturamento médio da ordem de 30 000 reais mensais, tendem a ser, nos próximos anos, a bola da vez no mercado de micro e pequenas empresas. "Embora seja um fenômeno recente, o Brasil é hoje líder mundial dessa nova categoria de franquia, que cresce mais de 20% ao ano", afirma Hipólito. Atualmente, existem em processamento no país cerca de 260 operações, 125 delas associadas à ABF.

Embora presentes em todos os segmentos de negócios, levantamento feito pela entidade aponta que as áreas de atuação mais comuns nesse modelo são: educação e treinamento (25%), beleza, saúde e produtos naturais (16%), negócios, serviços e conveniência (11%), cosméticos e perfumaria (9%), alimentação e serviços automotivos (7%), escolas de idiomas (6%) e limpeza e conservação (5%). Em participação por estado, São Paulo domina o número de marcas (54%), seguido por Paraná (11%), Minas Gerais e Rio de Janeiro (7%), Rio Grande do Sul (5%), Santa Catarina (4%), Pernambuco (3%) e Ceará (2%). O restante do país fica com uma parcela menos representativa das redes (de 0,4% a 1%). De acordo com os consultores, a implantação desse modelo de negócios é mais viável, contudo, em cidades com população a partir de 50 000 habitantes.

Na visão de Hipólito, uma das vantagens das microfranquias é o baixo investimento. Há ofertas desde de 5 000 reais até 50 000 reais e algumas ainda oferecem a possibilidade de se começar a operação no formato home based, diminuindo custos e potencializando as receitas. Quando o negócio depende de um ponto comercial, os quiosques, que não exigem o pagamento de luvas, cumprem o papel. As microfranquias ainda contam com prazo de retorno menor, em torno de dezoito a 24 meses, contra uma média de 36 meses nos modelos tradicionais. Para completar, são de rápida implantação, com o franqueado conseguindo iniciar os trabalhos entre trinta e quarenta dias.

Com grandes possibilidades de expansão, já que a maioria das redes foi recém-criada, as microfranquias exigem, porém, dedicação exclusiva ao negócio, além de disciplina para seguir o modelo desenvolvido pelo franqueador, comprometimento e afinidade com o ramo. "Não se trata de gostar desse ou daquele tipo de negócio, mas de procurar a franquia mais adequada ao perfil de cada candidato", afirma Hipólito. "Antes de investir seu capital, por menor que seja, o candidato a empreendedor deve avaliar seus dons, talentos, formação, gostos e disposições para depois selecionar a franquia que mais combine com o seu perfil." O executivo faz questão de salientar que as microfranquias são direcionadas a quem quer trocar o mundo do emprego pelo árduo trabalho de comandar o próprio negócio, pois exigem participação integral do franqueado à frente da operação.

Por fim, vale observar que, como qualquer ramo, também no segmento de microfranquias é essencial fazer um bom planejamento, analisar o mercado e a região de atuação, fazer uma pesquisa criteriosa da marca, do histórico da empresa e do grau de satisfação dos franqueados. Com a cartilha seguida à risca, as chances de sucesso são muito maiores, avisam os especialistas.

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