segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que o Coaching pode fazer por sua empresa

Por Indiara Oliveira

Os benefícios da implantação da cultura de coaching e o impacto disso nos resultados da empresa é a proposta deste artigo. Esta abordagem propõe uma reflexão sobre a importância de uma ferramenta dinâmica e estimulante, para o mapeamento e direcionamento de equipes, identificando seus pontos de melhoria, valores, crenças e competências.

O coaching em sua vertente empresarial tem como objetivo maior conduzir o movimento que identificará o cenário atual da sua organização, com vistas a montar estratégias para alcançar o cenário desejado, proporcionando ainda com isso ganhos intrínsecos secundários, mas não menos importantes, percebidos pela equipe, a cada desdobramento do processo.
A partir de mecanismos dinâmicos e estimulantes, as sessões de coaching acontecem criteriosamente, provocando a mobilização da equipe, levando-a a identificar, reconhecer e mensurar o potencial humano do grupo, num processo desafiador e instigante de abordagem sistêmica, explorando o que há de melhor em cada um dos seus integrantes.

O coach não precisa ser um expert no negócio do cliente. Com uma boa formação e ferramentas e técnicas adequadas, o coach tem plena condição de conduzir o processo, promovendo o alinhamento da equipe com as metas corporativas, atuando como analista comportamental, levantando competências, sem esquecer obviamente da perspectiva pessoal e de qualidade de vida de cada componente da equipe.

No coaching é possível identificar e estabelecer estratégias e metas, sessão a sessão, visando superar, o que poderão ser as crenças limitantes. Essas crenças cegam e obstruem os esforços impedindo o despertar da equipe para o foco e para a criatividade. Incutindo a importância da visão sistêmica e a ressignificação dessas crenças, aprimoramos a comunicação e o controle das emoções, ativamos o empowerment no indivíduo e assim minimizamos o efeito dos fatores que sabotam, interferem e impedem a organização de alcançar os resultados desejados.
O coaching, como ferramenta de aceleração de sucesso, consequentemente identifica esses traços limitantes da equipe, que se não observados atempadamente, poderão desdobrar para um movimento desfavorável de desmotivação e, não raro, de autosabotagem, com reflexos nos resultados da empresa. Daí, tratar adequadamente os sinais de timidez, insegurança, ansiedade, comportamento inadequado, dificuldade para lidar com pressões e outras adversidades como falta de foco e de assertividade, pode determinar o bom resultado do processo.
Este movimento, que vem crescendo aceleradamente no Brasil, tem sido a solução que muitas empresas encontraram para dar vigor a suas equipes e assim alcançarem o tão almejado cenário de sucesso.
A seguir, apresento como a metodologia é capaz de atuar em sua empresa, colaborando para desenvolver e potencializar a equipe:
- Traçar o Mapa Mental
O comportamento da sua equipe é determinado pelas pessoas que a compõem, e o comportamento de cada uma delas tem relação direta com seus respectivos mapas mentais. Fatores como crenças, convicções, valores, talentos, habilidades e competências definem a forma como desempenharão seus papéis na organização, e o coach é o profissional mais qualificado para conduzir o processo que identifica, mensura, adequa e equaciona esses fatores, fazendo-os aliados, convergindo-os na direção do propósito da empresa.
- Desenvolver o Potencial Humano
O coaching hoje é a ferramenta mais adotada no universo corporativo para garimpar talentos a ressaltar potencialidade, colocando-as em ação. É a metodologia que alinha essas forças ao plano estratégico organizacional, fomentando a alta performance individual, visando alcançar os melhores resultados, e como consequência natural, elevando a qualificação profissional da equipe.
- Alinhar Expectativas
Muitas vezes não há clareza do que é a expectativa da empresa e muito menos, a do colaborador. Sem que isso esteja claro e devidamente alinhado, dificilmente se alcançará o que há de melhor em ambos. O coach, como profissional qualificado para levantar essas expectativas e com suas técnicas bem aplicadas, traz para a equipe e consequentemente para a organização o alinhamento disso que, definitivamente, é preponderante para o sucesso do processo de coaching executivo.
- Direcionar Esforço
Sem planejamento, foco e alinhamento dificilmente os resultados serão satisfatórios. Esforço mal direcionado desgasta e desmotiva em decorrência do retrabalho e da falta de compreensão de como se quer alcançar o resultado. No processo de coaching as sessões são canalizadas para organizar a força de trabalho no sentido sinergético do propósito da empresa. Alinhando, de parte a parte, idéias e motivações.
- Gerenciar Emoções
Emoção é um dos fatores mais imprescindíveis quando falamos de seres humanos. Não é possível pensar numa equipe, por mais pragmática e racional que seja, sem pensar no quanto há de troca emocional ali, não só intra como interpessoalmente. Assim sendo, é fundamental que isso seja bem conduzido e dimensionado. Neutralizando o impacto nocivo das emoções e implantando uma politica adequada de feedback, transformamos algo que seria devastador, numa ferramenta poderosa de motivação e compromisso. Coaching é isso, coaching é entender sua equipe holisticamente, tirando de seus mais diversos aspectos, aquilo que pode agregar valor, colocando-a na direção do que a levará ao cenário desejado.
- Acelerar Resultados
Coaching é ação e acelerar resultado é o maior de todos os objetivos desta ferramenta poderosa de mobilização de pessoas. O coach, como figura qualificada para conduzir esta metodologia, num processo de cocriação com o cliente, identifica a real necessidade da sua empresa e o perfil de sua equipe. Se, é a partir das pessoas que se alcançam os grandes resultados, é a partir do coaching que se inicia um processo extraordinário de melhoria pessoal, fazendo o indivíduo se transformar no melhor profissional que ele puder ser, partindo do individual na direção do conjunto, somando forças e direcionando-as dentro do propósito organizacional visando alcançar aquilo que mais se espera quando se resolve implantar a cultura do coaching numa organização: O SUCESSO.
Por isso, todo e qualquer processo de coaching deve ser conduzido por coaches devidamente certificados, formador por instituições reconhecidamente sérias, o que garantirá o melhor resultado do processo e a satisfação do cliente, seja ele o profissional, seja ele uma grande empresa.

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