quinta-feira, 18 de outubro de 2012

10 + 2 razões para o fracasso empresarial

Por Raúl Candeloro - Revista Liderança

É muito raro encontrar, no mundo empresarial, histórias de sucesso de empresas que não tiveram de se reinventar em algum momento, seja porque uma crise causou a mudança, seja porque alguém previu a crise e mudou antes dela acontecer. De qualquer forma, essa reinvenção é necessária – o mercado muda e a empresa precisa mudar também. Se uma das definições mais aceitas de inteligência é justamente a capacidade de se adaptar, então inteligência empresarial passa também por esse processo.
Existem, porém, alguns empecilhos. Se mudar fosse fácil, mudaríamos todos e raramente veríamos empresas desaparecerem. Pensando sobre esse assunto, encontrei esta lista do especialista Jim Meisenheimer, a qual mostra o motivo da quebra de muitas companhias e que considero especialmente importante de compartilhar (livremente adaptada, editada e comentada).
  1. Falta de adaptação ou incapacidade de aceitar novas ideias e formas de fazer as coisas.
  2. Não ser autêntica, ou seja, tentar ser igual e copiar o que os outros estão fazendo. Falta de personalidade e de diferenciação no mundo empresarial mata.
  3. Falta de comprometimento. Existe uma diferença imensa entre estar 99% e 100% comprometido com alguma coisa.
  4. Falta de emoção. Ralph Waldo Emerson disse: “Nunca nada grandioso foi conquistado sem entusiasmo”. Paixão é um dos pré-requisitos do sucesso.
  5. Não ser convincente. Toda empresa tem uma história para contar aos seus clientes sobre por que eles deveriam preferi-la à concorrência. Quando a empresa não tem essa história ou não sabe contá-la direito, quebra.
  6. Falta de alegria. Nada afunda mais rápido uma empresa do que a falta de alegria da equipe, tanto no relacionamento interno quanto com clientes. Empresas mal-humoradas raramente prosperam.
  7. Falta de segurança. Se você não tem certeza de algo, então não espere que os clientes tenham.
  8. Falta de objetivos claros. Empresas que prosperam sabem exatamente o que querem e para onde estão indo.
  9. Falta de profissionalismo. Se o mercado muda e novos conhecimentos, processos e novas ferramentas surgem, vence quem aprende mais rapidamente a aumentar sua eficiência com o que existe de novo.
  10. Falta de consistência. Como diria Jim Collins, “o maior sinal de mediocridade é a inconsistência”. Começa-se uma coisa, depois outra e nenhuma delas é realmente finalizada. Empresas de sucesso são consistentes.
Se eu fosse colocar mais um item nessa lista, seria o MPPA – Muito Papo e Pouca Ação –, ou seja, falar muito e agir pouco (execução é fundamental – leia Execução: a disciplina para atingir resultados, de Ram Charan, se quiser saber mais sobre o assunto).
Outro item poderia ser o contrário do anterior: MAPP – Muita Ação e Pouco Planejamento (a famosa síndrome da barata tonta).
E você, o que colocaria na lista de causas de fracasso das empresas?

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